Comandante dos Bombeiros ministra palestra sobre "Prevenção contra incêndio e pânico", amanhã.

3ª Semana Técnica de Arquitetura e Urbanismo, aberta nesta segunda-feira, consagra parcerias com empresas e entidades representativas de classe.
O coronel Itamar Alves dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Grande, inicia a programação desta terça-feira da "3ª Semana Técnica" do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo, ministrando um seminário sobre "Prevenção contra incêndio e pânico". Na seqüência, o gerente comercial da empresa fabricante do Vidrotil, Daniel Abraão, fará uma palestra técnica sobre esse produto artesanal e de larga utilização em serviços acabamento e revestimento de paredes e pisos e na decoração de interiores. Aproximar os acadêmicos e profissionais de Arquitetura e Engenharia da região dos fabricantes e fornecedores de materiais construtivos, é a principal finalidade da Semana Técnica de Arquitetura e Urbanismo, como reforçou hoje a coordenadora do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo, professora Cynara Tessoni Bono. "A Universidade não deve ser entendida como um campo minado, mas sim como uma área livre para todas as empresas poderem apresentar seus produtos e tecnologias", salientou a arquiteta ao fazer a abertura do evento, nesta manhã. Durante esta Semana, a UNIGRAN sedia também "I Mostra de Materiais e Produtos da Construção Civil". A solenidade de abertura da "3ª Semana Técnica" - que faz alusão aos 100 anos de nascimento do Arquiteto Lúcio Costa - contou com a presença do presidente da ACOMAC - a Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção, de Dourados, Luiz Zaperlon; do inspetor-chefe do CREA/MS, engenheiro Walter Nogueira Faria; do presidente da AED - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Dourados, engenheiro José Roberto Cortes Buzzio; e do engenheiro Rubens Di Dio, pró-reitor administrativo da UNIGRAN e professor do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da Instituição. Em seu pronunciamento, o professor Di Dio resumiu todos os objetivos do evento, explicando que o ID_CURSO forma arquitetos para o mundo - alguns profissionais graduados na UNIGRAN atuam em Portugal e na Itália e outros estão construindo carreira de sucesso em vários Estados brasileiros. "Com toda a evolução tecnológica de hoje, a cada ano surgem novos materiais, por isso, seria muito difícil falar tecnologia sem a parceria que temos aqui”, disse, referindo-se aos patrocinadores e empresas participantes, que promovem a difusão de informações técnicas sobre os mais inovadores materiais e sistemas construtivos. "A qualificação de um projeto passa pela sua especificação correta, seja de uma obra modesta, seja gigantesca; e, nós estamos dando as ferramentas para vocês (acadêmicos) poderem fazer isso da melhor maneira", falou o professor. A primeira palestra técnica desta Semana foi proferida administrador de empresas Jackson Heinzle, da Docol Metais Sanitários, com o esperado alto nível de qualidade e detalhamento sobre a linha de produtos da empresa. Além de demonstrar e explicar os produtos, suas especificações de uso e atribuições técnicas, ele chamou a atenção para o problema de consumo excessivo de água, que tende a se agravar devido a desperdícios que podem ser controlados já nos projetos de construção. "Nós não temos uma cultura voltada para o uso racional da água, mas vocês (acadêmicos) devem multiplicar essa idéia, como formadores de opinião; sendo que, uma das soluções para conter o desperdício, é o uso de materiais de ponta, que é uma solução imediata e disponível", disse Heinzle. Encerrando a programação deste primeiro dia do evento, o presidente do CREA/MS - Conselho Regional de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mato Grosso do Sul - engenheiro civil Jean Saliba, ministrou uma palestra sobre Marketing Profissional, passando aos futuros profissionais alguns conhecimentos sobre como valorizar o seu trabalho no mercado.