Clínica de Fisioterapia procura pacientes com hanseníase

Intervenções não serão evasivas e específicas para pacientes com sequelas da doença, após tratamento

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria, que acomete, principalmente, a pele e os nervos periféricos. Tratável e com cura, a enfermidade apresenta diversas manifestações clínicas e o fisioterapeuta é um dos especialistas habilitado a tratá-las. A Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN busca pacientes diagnosticados com hanseníase para proceder o tratamento, durante desenvolvimento de pesquisa sobre a doença.

De acordo com a coordenadora da Clínica, Simone Elias Nihues, além do tratamento com medicamentos, devem ser feitos a prevenção e o tratamento das incapacidades e deformidades do paciente, com orientação de autocuidado, tipo de calçado, fisioterapia motora, entre outros.

“O fisioterapeuta desempenha um papel importante no diagnóstico precoce das incapacidades motoras e neurológicas dos portadores de hanseníase, utilizando, principalmente, de um trabalho multidisciplinar em que haja a prevenção das incapacidades aos pacientes propensos a tê-las e atenção maior aos que já possuem”, diz Simone.

Assim, o fisioterapeuta resume que o papel do profissional da área vai desde a avaliação, até a prevenção de possíveis sequelas após o contágio. Assim, a acadêmica do último ano de Fisioterapia, Thaís Fernanda do Nascimento, realiza uma pesquisa para, de maneira prática, avaliar as sequelas provocadas pela Hanseníase; aplicar técnicas cinesioterápicas em pacientes portadores da doença, buscando diminuir algumas sequelas da doença; aplicar técnicas de laserterapia e; analisar os efeitos das técnicas administradas sobre estes pacientes.

“O nosso trabalho é um projeto de intervenções fisioterapêuticas em pacientes portadores de sequela de hanseníase, ou seja, pacientes que já tiveram a hanseníase, que já foram tratados, mas que ainda apresentam sequelas dessa doença”, diz a acadêmica. Assim, elas procuram por pessoas que tiveram a hanseníase, foram tratados e agora apresentam sequelas.

Os interessados no trabalho podem entrar em contato com a Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, pelo telefone (67) 3411-4163 ou com a Thaís Fernanda, através do telefone celular (67) 9965-4556. É importante destacar que o tratamento não será evasivo, o paciente passará por avaliação e por intervenções.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC