Mãe: o desafio e a meta é olhar para si

Dia das Mães

Núcleo de Psicologia faz trabalho diferenciado com mães

Uma das datas mais lembradas é o Dia das Mães, comemorado este ano, no Brasil, dia 11 de maio. A data é marcante, visto que as mães ocupam um papel fundamental na sociedade e a cada dia se desdobram para cumprir esse papel de maneira eficaz. Especialistas da UNIGRAN fazem uma reflexão sobre os desafios da vida moderna e o de ser mãe, conciliados.

A coordenadora do Núcleo de Prática e Assistência Júridica – NPAJ-, Kelei Zeni, aponta que a demanda maior de atendimentos é de mulheres, que buscam todos os serviços, mas questões de família principalmente, como divórcio, questões das guardas dos filhos, pensão alimentícia, dentre outros.

“Atualmente a mulher busca os serviços jurídicos muito mais que em outras épocas, uma vez que ela toma a frente, procura os seus direitos e as soluções de seus problemas jurídicos quando envolve sua família”, enaltece Kelei Zeni. Segundo a advogada, que é mãe de dois filhos, a mulher prioriza sua família, os filhos, pois a preocupação de mãe nunca acaba.

A coordenadora do Núcleo de Psicologia, Vivian Karkle, comenta que a mãe exerce vários papeis hoje: trabalha, cuida de casa, do parceiro, das relações sociais, entre outras. A especialista diz que a vida moderna preocupa as mães, mas o que importa é a qualidade do tempo que passam com os filhos e não a quantidade, tranquilizando aquelas que cumprem diversas funções em sua família.

A preocupação da psicóloga é que, às vezes, a mãe cumpre tantos papéis e acaba esquecendo de si, fato que não deve ocorrer. “Ela busca sempre suprir o outro, quem ela ama, não pensando em si mesma, somente no filho. A prioridade deixa de ser ela e passa a ser o outro”, aponta Vivian.

De acordo com a especialista isso acontece por conta do amor incondicional que a mãe tem pelos seus filhos. Porém é preciso que ela tenha consciência de que para cuidar do outro, é preciso cuidar de si. “Mesmo desempenhando todos os papeis, a mãe precisa estar bem para que o outro esteja bem. Para que eu cuide do outro eu preciso cuidar de mim”, reforça.

Vivian Karkle finaliza: “Se eu não me valorizo, que sentimento tenho dentro de mim? E o que eu vou passar aos meus filhos?”. Os Núcleos da UNIGRAN fizeram ação especial em comemoração ao Dia das Mães, na última quinta. Na oportunidade foram apresentados os serviços gratuitos oferecidos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-4268.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC