Convênio permite a estudantes de Direito estagiar na Vara de Execuções do Fórum de Dourados.

Autoridades do Judiciário e professores da UNIGRAN acordaram sobre como serão realizados os estágios de Monitoramento de Processos de Execução Penal.
A Faculdade de Direito da UNIGRAN firmou um convênio com a Vara de Execuções do Fórum de Dourados que possibilitará aos acadêmicos do 4º ano de Direito fazer o acompanhamento de processos através de estágios supervisionados. A reitora da Instituição, professora Rosa Maria DAmato De Déa, e o juiz da 3ª Vara Criminal e de Execuções Penais, Celso Antônio Schuch Santos, assinaram o documento nesta tarde, na presença do juiz-diretor do Fórum, João Mathias Filho, da pró-reitora de Ensino e Pesquisa, professora Suzana Maria Corsino Pedroso Schierholt, do diretor da Faculdade de Direito, professor Edson Ernesto Ricardo Portes, e dos professores Maurinice Evaristo Wenceslau e Joe Graeff, o coordenador deste novo projeto de extensão, chamado de "Monitoramento de Processos da Vara de Execuções Penais". A participação no projeto é voluntária e os estudantes irão trabalhar no próprio Fórum. "Quando lançamos a idéia desse projeto em sala de aula, muitos estudantes se candidataram a participar, mas por enquanto, vamos trabalhar com um grupo de dez acadêmicos", disse o professor Joe Graeff. Ele explica que a desinformação acerca da evolução de suas penas é fator de revolta nos presidiários. Em muitos casos, segundo o professor, o preso sai do regime fechado e passa para o semi-aberto, devendo dormir no albergue judicial – que não oferece alimentação – tendo que trabalhar. Mas na condição de sentenciados em regime semi-aberto, não conseguem emprego e acabam retornando à delinqüência. Além de prestar as informações sobre seus processos, um outro trabalho que os acadêmicos poderão desenvolver é o de procurar as vias legais de trâmite que permitam a esses albergados cumprirem a sentença em suas cidades de origem, ou tentar até mesmo a transferência daqueles que estão sob regime fechado, para que fiquem juntos de suas famílias. A maioria deles é oriunda de outras cidades do país. Desta forma, o trabalho dos estudantes da UNIGRAN é revestido de um importante caráter social, enquanto que eles próprios têm a oportunidades de compreender e aprender mais sobre os Processos de Execução Penal. A pró-reitora Suzana Schierholt observa que, para os acadêmicos o estágio na Vara de Execuções Penais representa um enriquecimento curricular que terá valor ainda maior para eles no mercado de trabalho, futuramente. À formação qualificada , a professora Rosa De Déa acrescenta que esse projeto tem um importante cunho social, na medida que representa também uma forma de prestação de serviços à comunidade. A Vara de Execuções Penais do Fórum de Dourados tem perto de mil processos de presidiários que cumprem pena no Presídio Harry Amorim Costa. Para o juiz Celso Antonio Schuch Santos, o convênio significa não só um valoroso reforço para o Judiciário, como também uma segurança para os internos, de saberem que existem pessoas cuidando de seus processos para evitar que fiquem mais tempo presos do que o determinado nas condenações.