Seminário aborda obra de Paulo Freire

Pedagogia

O seminário aconteceu dentro da disciplina Prática Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos

Os acadêmicos do 7º semestre de Pedagogia da UNIGRAN realizaram um seminário sobre a obra “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, sob a orientação da professora doutora em Educação e pró-reitora de Ensino e Extensão da Instituição, Terezinha Bazé de Lima. O seminário aconteceu dentro da disciplina de Prática Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos.

Segundo a professora, este livro é um dos clássicos do autor mais citados no mundo. “No livro ele aborda a teoria do método da educação. Todo educador antes de ir para uma sala de aula, ou atender um adulto na alfabetização ele precisa conhecer essa obra que é toda voltada e orientada para o método de alfabetização do Paulo Freire. Ele trabalha com a roda, com os diálogos e com o círculo de cultura”, explica.

“O autor apresenta nessa obra toda sua teoria com base nesse processo da dialogicidade, todo o processo de educação, todo o processo da alfabetização tem que partir dos diálogos. Ele contrapõe tudo aquilo que já vem pronto, tudo aquilo que é baseado no livro didático, então o conhecimento da educação dos jovens e adultos tem que ser vivo, ser retirado de cada um dos sujeitos que estão na sala, e o circulo de cultura ou as rodas eles precisam existir na sala de aula na educação dos jovens e adultos, eles precisam se reunir, trocar experiências e a partir dessas trocas falar um para o outro, e a partir daí o professor pode extrair um material vivo para o seu processo de educação e de alfabetização”, afirma Terezinha Bazé.

A acadêmica Glaucia Aparecida Ferreira conta que a obra de foi dividida em quatro capítulos para que cada grupo de aluno tivesse a oportunidade de apresentar uma parte. “Meu grupo ficou com o primeiro capítulo, nesta parte Paulo Freire aborda sua experiência de cinco anos no exílio. No caso ele aborda que a pedagogia é sair daquela pedagogia tradicional para uma pedagogia libertadora”, comenta a acadêmica.

Gislaine da Silva Claus também participou do grupo e afirma que as obras de Paulo Freire servem de base para ela como futura educadora. “Paulo Freire é uma base para nós, tanto ‘Pedagogia do Oprimido’ quanto ‘Pedagogia da Autonomia’ que já lemos em outros semestres. Nesta obra ele fala das práticas pedagógicas, depois do método, tudo isso estamos levando conosco como um fundamento para atuar em sala de aula, seja com criança ou com os adultos”, completa. (IO)