Curso de Biomedicina promove palestras sobre as áreas de atuação biomédica

Ciclo de palestras

O encontro integrou os alunos com conhecimento das áreas de atuação biomédica

Acadêmicos do curso de Biomedicina da UNIGRAN receberam um ciclo de palestras com profissionais da área que abordaram algumas das atuações da profissão e ex-alunos da Instituição que se especializaram e ganharam espaço no mercado de trabalho. A ideia foi de integrar os alunos e proporcionar um contato com a futura carreira.
Segundo o mediador da mesa redonda, o professor da UNIGRAN, Miguel Augusto Machado de Araújo, “o encontro teve como objetivo integrar os alunos com conhecimento das áreas de atuação biomédica, procuramos trazer profissionais de áreas diferentes para conversar”.

Na mesa redonda estava presente o biomédico José Prado Mansor, que atua há 37 anos na área de análises clínicas. Dr. Mansor conta que no início da carreira “Biomedicina não podia fazer laboratório. Existiu bem depois uma regularização da profissão para fazer laboratório e vem crescendo”.

Lindyane de Souza Freitas se formou em Biomedicina em 2004 na UNIGRAN e
foi uma das palestrantes. Pós-graduada em Imaginologia, Lindyane trabalha com ressonância, tomografia e mamografia. “No Brasil esse mercado de trabalho é muito amplo, tanto é que em concursos, eles colocam no edital que somente biomédicos podem trabalhar. Área de imagem é bem ampla, pode-se trabalhar com ressonância, mamografia, raio-x, medicina nuclear com material radioativo, que é uma técnica funcional”, exemplifica.

O biomédico Vinicius Soares de Oliveira, também formado na UNIGRAN, em 2010, foi estagiário e hoje trabalha como laboratorista da Instituição. “Eu trouxe um pouco da minha experiência com pesquisa, para passar informações aos alunos que querem fazer mestrado, querem se inserir na área de pesquisa”, menciona. Vinícius é mestrando em Biologia Geral/Bioprospecção, para ele, a área da pesquisa é uma avaliação de currículo, de postura e de trabalho.

Para a acadêmica do 3º semestre, Christiane Teixeira, comentou a importância dos temas abordados durantes as palestras. “Na palestra sobre análises clínicas, foi explicado a importância do DNA em uma amostra, como é feito, por exemplo, a desnaturação do DNA. Isso se torna importante para todos os alunos de todos os anos. A palestra abrangeu todos os tipos de conhecimentos e adquirindo esse conhecimento o aluno vai guardar pelo resto do curso e após a formação acadêmica”, afirma. (SG)