Sedentarismo pode ter várias origens, diz psicóloga

Exercícios melhoram a qualidade do sono e aumentam o bom humor

É neste sábado que atletas profissionais e amadores da região encaram a 1ª Corrida e Caminhada Noturna de Dourados. Além do objetivo beneficente dessa edição, onde os atletas se inscrevem com doações de sangue ou calçados, a corrida busca também chamar a atenção da população para a prática de exercícios regulares. Mas você já se perguntou por que é tão difícil vencer o sedentarismo?

Se seu estilo de vida é sedentário, é preciso primeiro identificar as razões de ele ser assim. São duas as maiores justificativas para adiar a prática de exercícios: ou a pessoa não tem tempo ou simplesmente não gosta de exercícios. A psicóloga Aletéia Ferruzzi, coordenadora do Núcleo de Psicologia da UNIGRAN, oferece solução para ambas.

“A pessoa que justifica a falta de tempo precisa olhar para suas atividades, seus afazeres e prioridades. Com hábitos saudáveis temos mais disposição para as atividades. Já aquele que não gosta de fazer atividade física deve buscar alternativas. São inúmeras as possibilidades, de caminhada a lutas, de locais fechados ao parque, pela manhã ou à noite, certamente uma atividade física lhe é mais agradável”, argumenta.

Mas é bom deixar claro, os resultados não surgem do dia para a noite. Para os mais imediatistas, a psicóloga sugere notar as melhorias mais sutis, como uma maior qualidade de sono e bom humor. “Com um pouquinho de perseverança esses benefícios vão aparecer e servir para espantar esse desânimo e como recompensa pela atividade”, sugere.

Na hora de escolher a atividade, vale a pena investir nas realizadas em grupo, mas só se fizer o seu perfil. “Tem aqueles que gostam de estar em grupo porque um não deixa o outro desistir, fazem uma competição informal de rendimento. Por isso grupos são motivadores, mas cada indivíduo deve buscar sua preferência”, esclarece a psicóloga.

Para os que já venceram o sedentarismo e vão encarar o desafio desse sábado, a corrida começa às 20h30, em frente à Praça Antônio João. Serão 5km de percurso, nas Avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres. Para essas e outras atividades físicas, hidratação e um bom alongamento antes de começar são fundamentais.