Técnicas de quiropraxia são ensinadas a acadêmicos de Fisioterapia

As técnicas foram apresentadas na prática aos alunos

Os alunos participaram da oficina durante a jornada acadêmica realizada pelo curso. A quiropraxia que uma é técnica manual, não é conteúdo da grade curricular, porém o curso oferecido pode dar base para o conhecimento e também mostrar uma área para ser seguida após a formação.

Conforme Sérgio Antônio Cunha Germinari, fisioterapeuta e especialista na técnica, a quiropraxia é a especialidade da Fisioterapia que mais tem destaque e cresce no mercado. “A técnica consiste em ajustes articulares. Tratamos a coluna. Os fisioterapeutas que tem essa especialidade são capacitados para fazer uma avaliação físico funcional na coluna para detectar pontos de lesões, localizando esses pontos temos ferramentas, que são as manipulações, que a gente consegue trabalhar a coluna do paciente, promovendo o realinhamento e o alívio da dor”, explica o especialista.

Ao realizar a técnica o corpo reage com um estralo, Germinari esclarece que esse efeito não faz mal ao corpo. “O estralo não é nada mais que uma consequência de uma manobra. São várias manobras que se usa para corrigir o desalinhamento da coluna, como consequências têm a crepitação, que é o estralo”.

O fisioterapeuta cita algumas das doenças que podem ser tratadas com a técnica, “para pacientes com dores, quadro ortopédicos, pacientes com hérnia, inflamação de nervo ciático, torcicolo, alterações posturais, para pacientes que tem tendinite, bursite, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), enxaqueca, vertigem e até mesmo cólica. Ou seja, a quiropraxia trata o corpo como um todo”.

Essa jornada foi a primeira que a acadêmica Tailana Gonçalves Ribas, do 2º semestre, participou. E segundo a caloura a experiência valeu a pena. “Foram cursos inovadores, aprendi várias técnicas na quiropraxia, que são técnicas manuais e um procedimento que não precisa de medicamento. Participei também da oficina de urgência e emergência, mas me identifiquei mais com a quiropraxia, pois tenho em mente seguir no ramo”, afirma. (IO)

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC