Órteses confeccionadas em aula são entregues a pacientes da Clínica de Fisioterapia

Acadêmicos de Fisioterapia da UNIGRAN entregam órteses fabricadas aos pacientes
Acadêmicos no ID_CURSO de Fisioterapia entregaram órteses fabricadas durante a disciplina de “Órtese e Prótese” para pacientes da Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN. Eles entregaram cerca de 60 dispositivos que irão ajudar pacientes no seu tratamento. Segundo a coordenadora da clínica e professora da disciplina, Simone de Souza Elias Nihues, a órtese é “um dispositivo externo que evita a deformidade causada por alguma patologia, pois algumas patologias causam deformidades no membro superior, inferior e a órtese impede que esta deformidade seja instalada e também são usadas como adaptadores, muitas que fabricamos possibilitam o paciente digitar, escovar os dentes, escrever”, explica. Como todos os anos, os alunos do 3º semestre do ID_CURSO produzem e entregam as órteses, “os dispositivos são entregues aos pacientes carentes da clínica, que não tem condições de ter uma órtese, de comprar, pois são caras. Então nós fazemos as medidas, as mensurações conforme a necessidade de cada paciente e os próprios alunos fabricaram e fazem a doação para estes pacientes”, comenta Simone. Franciele de Oliveira Santana é acadêmica de Fisioterapia e acha muito importante esta confecção dos dispositivos para doação, “como foi a primeira órtese que fiz para um paciente, foi uma experiência muito boa, tivemos um bom acompanhamento da professora, ela estava passo a passo ajudando a gente. Tive dificuldades, porém com a ajuda da professora e com o equipamento da UNIGRAN ficou mais fácil de fazer”. A estudante conta que ficou satisfeita com o trabalho, “podemos ajudar alguém que realmente precisa, sendo importante para esta pessoa, alguns pacientes não têm condições de comprar, então fazemos de acordo com a necessidade dele e entregando pessoalmente, é muito satisfatório”. Desde 2003 frequentando a clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, Darlam Luiz Hinterholz, recebeu uma órtese que o auxilia a ficar em pé e admira o ato da Instituição, “é muito bom, porque ninguém dá isso para gente, e com o intermédio dos alunos do ID_CURSO e a Simone que as ensina, tiram moldes e faz o que precisamos, para nós é excelente porque não temos condições de comprar”, comenta o paciente. (FC)