Mulheres recebem atendimento preventivo no Izidro Pedroso

Os acadêmicos de Estética trabalharam com a auto-estima das mulheres
Mais de 200 mulheres foram atendidas em uma ação de prevenção e conscientização realizada pelo ID_CURSO de Enfermagem da UNIGRAN, em parceria com os ID_CURSOs de Estética e Educação Física, e os servidores do Estratégia de Saúde da Família Izidro Pedroso. Os acadêmicos do 8º semestre realizaram coleta de preventivo e exames clínicos de mama, além de aferição de pressão, glicemia capilar e agendamento de mamografias. Os exames de mama que apresentavam alguma alteração eram imediatamente encaminhados a uma médica. A professora Luciana Aparecida Carvalho, supervisora de estágio, comenta sobre os benefícios oportunizados por atividades como essa. “Conhecimento. Quando o acadêmico participa de atividades extracurriculares, ele consegue desenvolver melhor o que aprendeu na teoria e mesmo o que ele aprendeu no estágio, tornando-se mais seguro, porque ele pratica mais vezes”, diz. Uma das acadêmicas que participou do evento foi Magda Lôbo Miranda. Ela acredita que sua participação foi gratificante por mostrar que “com ética, humanização e trabalho em equipe, nós podemos interagir com a comunidade em prol a saúde”. Magda destaca também que, dessa forma, o acadêmico que está prestes a se tornar um profissional pode ganhar muito mais confiança. “A gente se sente mais seguro e capaz e realmente vê que todos esses anos valeram a pena”, opina. Vale lembrar que é a população quem mais tem a ganhar com esse ID_TIPO de ação. Segundo a professora, “foi muito proveitoso, especialmente por ser no fim de semana”. Isso facilitou o acesso aos atendimentos por aquelas mulheres que trabalham durante a semana e não têm tempo de fazer exames. Ela diz que a recepção não poderia ter sido melhor por parte das mulheres, que participaram e tiraram dúvidas com os profissionais. Luciana explica a freqüência com que os exames devem ser realizados. “De acordo com o Ministério da Saúde, a cada dois resultados sem alteração, a mulher pode passar três anos sem realizar a coleta do preventivo. O exame clínico das mamas é indicado, se possível, sempre que ela for à unidade de saúde. Mas nós também orientamos o auto-exame, que ela pode realizar mensalmente, sempre após o término do fluxo menstrual”, explica. Ela reforça, ainda, a importância do auto-exame, para que possíveis alterações possam ser detectadas no início “Essas doenças trazem muito sofrimento e é muito fácil prevenir, porque tudo o que é detectado no início, tem solução e não se torna um problema grave de saúde, por isso a importância dos exames preventivos”, conclui.