Novo Comitê de Ética da UNIGRAN avalia pesquisas com animais

Todo projeto de pesquisa que tem o ser humano como foco de análise, deve passar por um conselho, para aprovar a metodologia que será utilizada. Agora, a UNIGRAN estende esse trabalho às pesquisas realizadas com os animais. Para isso, um novo Comitê de Ética está sendo criado e, ainda neste mês, o grupo de avaliadores deve começar a analisar as propostas de pesquisas com os animais. A Pró-reitora de Pesquisa da Instituição, Adriana Mary Mestriner Felipe de Melo, explica que essa nova ação é muito importante. “Todos os procedimentos que utilizam animais sejam para aula, para demonstração ou para pesquisa tem que passar pelo crivo ético para ver se esses animais estão sendo utilizados indevidamente ou se estão sofrendo”, disse a coordenadora. A comissão é formada por 16 professores de diversas áreas que terão a responsabilidade de avaliar se os projetos ou pesquisas estão adequados. “Os projetos ou são aprovados, ou eles passam por um período de adaptação caso ele seja aprovado com pendência, o acadêmico retoma algumas alterações requeridas pelo comitê, justifica alguns itens que ficaram a esclarecer, e depois de aprovado pode ser conduzido”, aponta Adriana. A coordenadora informou ainda que para o fechamento da comissão ainda serão necessários dois membros de uma entidade protetora dos animais, a entidade deve ser oficial com registro no CNPJ. Os interessados em integrar a comissão devem entrar em contato pelo telefone 3411-4207 ou pelo e-mail comitedeetica@unigran.br.