ID_CURSO de Pedagogia forma professores engajados socialmente

Acadêmicos interagem com alunos e seu meio
O ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN acompanhou o processo de reformulação das Diretrizes Curriculares para os ID_CURSOs de Pedagogia e de Formação de Professores para a Educação Básica, em discussão nos meios acadêmicos e instâncias superiores contemplando em seu currículo, não só os conhecimentos específicos, mas, principalmente, dotando os futuros profissionais de competências e habilidades para o enfrentamento de uma sociedade engajada na busca do conhecimento emancipatório. Para efetivar essa proposta, o Projeto Pedagógico do ID_CURSO tem como referência concepções voltadas à relação escola e sociedade e ao estabelecimento de vínculos entre a universidade, a escola de educação básica e os contextos educacionais não-formais, por meio da valorização dos seus saberes e de seus sujeitos. Toda essa estrutura resultou, em 2008, em nota máxima na avaliação do Ministério de Educação (MEC). Além das instalações físicas e do acervo bibliográfico, os elogios foram direcionados para a formação curricular de três anos, cuja carga horária de estudos equivalente a quatro anos (3.200 DATA_HORAs). Isso é possível graças às modernas tecnologias de ensino oferecidas pela UNIGRAN. Esse é um dos pontos mais destacados por avaliadores e professores visitantes. “Nosso projeto oferece um currículo híbrido, de aulas presenciais e a distância, e isso quer dizer que nós temos a oportunidade de utilizar todas as tecnologias da educação, e os nossos alunos já vão adquirindo essa formação tecnológica, para ensinar e aprender virtualmente, isso é importante hoje”, considera a pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima. O ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN licencia profissionais para atuar na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, e em Gestão Educacional. Formação A formação do pedagogo tem no trabalho pedagógico a base da identidade profissional e essa atuação deverá articular a docência a situações pedagógicas voltadas à dinâmica escolar e à comunidade, relacionando as dimensões pedagógica, organizacional-administrativa e sócio-político-econômica e cultural, já referidas. A atuação na gestão da escola pode ser dirigida à organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação do processo educativo, podendo atuar em contextos educacionais não-formais. O profissional egresso do ID_CURSO de Pedagogia deverá conhecer e atuar criticamente na realidade social e educacional, a partir de sua inserção nos diferentes contextos de atuação por meio do conhecimento de fundamentos teórico-metodológicos e da reflexão e ação, condições necessárias ao exercício profissional. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia da UNIGRAN deve contemplar: a docência em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; a Gestão Educacional, que integra as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares (Gestão Escolar). UNIGRAN está com as inscrições abertas até hoje para a prova do vestibular no dia 29 de janeiro. Os interessados podem inscrever-se pelo site www.vestibularunigran.com.br. A Instituição oferece mais de 30 opções de ID_CURSOs e é credenciada aos programas de bolsa ProUni e Fies.(CM)