Tecnologia amplia mercado em Artes Visuais

Atividades práticas permite também atuação fora da sala de aula
A estreita relação entre Artes Visuais e educação é fato consumado; porém, há algum tempo, um novo aliado vem colaborar para a expansão do mercado de trabalho dessa área: a tecnologia. Além de atuar como professor, principal área de atuação do artista visual, ou da possibilidade de montar seu próprio ateliê e trabalhar com a linguagem artística que quiser, esse profissional ainda pode se aventurar em áreas como multimídia e comunicação, trabalhando, inclusive, em agências de publicidade. Por ser capaz de fazer uso de tecnologia no desenvolvimento da expressão artística e da prática pedagógica, o artista visual insere-se num contexto mais amplo de atuação, que o torna educador, agente produtor e agente cultural. Segundo a coordenadora do ID_CURSO de Artes Visuais da UNIGRAN, Claúdia Ollé, a arte promove o estabelecimento de relações mais amplas entre o sujeito e o mundo que o cerca, a compreensão dos valores que estão relacionados aos modos de pensar e agir dos diferentes grupos sociais em distintos contextos, a percepção criativa e a observação crítica da realidade, tornando o artista um profissional mais completo. “Desenvolver pensamento visual, estético e crítico por meio de uma visão contextualizada do processo educacional e da sociedade. Esse é o papel do artista visual”, considera a coordenadora. O objetivo principal do ID_CURSO é a formação de profissionais habilitados para o ensino das Artes Visuais em escolas de ensino fundamental e médio, por meio de formação teórica e prática voltada ao desenvolvimento da reflexão, da criação e do pensamento crítico e criativo, tendo como referência a inter-relação entre arte e educação e, ainda, propiciar ao egresso a possibilidade de atuar em áreas como design, vídeo e animação. A duração é de seis semestres, subdivididos em três anos em que acadêmico tem acesso ao laboratório de Apple Macintosh, para computação gráfica e edição de vídeo; laboratório de HP, para aulas de informática e também computação gráfica; maquetaria, para elaboração de esculturas, entre outras formas artísticas; e laboratório e estúdio de fotografia. No dia 29 de janeiro a UNIGRAN oferece vestibular para o ID_CURSO de licenciatura em Artes Visuais, uma oportunidade para aqueles que desejam fazer a troca, partilha e produção cultural de conhecimento. As inscrições vão até o dia 27 de janeiro e podem ser feitas pelo site www.vestibularunigran.com.br. A instituição é credenciada junto aos programas de bolsa ProUni e Fies. São mais de 30 opções ID_CURSOs em Dourados e em Campo Grande.(LR/CM)