Psicologia da UNIGRAN participa de congresso nacional

A acadêmica Marta Fernandes Furtado Fogaça, junto ao pôster que divulgou sua pesquisa
Estudantes e professores do ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN participaram no início deste mês de setembro do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Realizado em São Paulo, o Congresso também acolheu em sua programação o evento Diálogos Latinoamericanos, que foi organizado pela ULAPSI – União de Entidades Latinoamericanas de Psicologia. Profissionais e estudantes do Brasil e de países da América Latina se reuniram em torno da programação. Ao todo foram 4.279 atividades (conferências, mini-ID_CURSOs, mesas redondas, simpósios, pôsteres) envolvendo aproximadamente 10 mil participantes nos cinco dias do encontro. Da UNIGRAN participaram 76 estudantes e dois docentes. O Congresso é o maior encontro da Psicologia brasileira e tem como objetivo aprofundar e qualificar o compromisso com a construção de uma sociedade justa e igualitária, pelos direitos humanos e sociais. Os trabalhos apresentados no evento representam todas as áreas de investigação e prática da Psicologia, as diferentes abordagens teóricas e as múltiplas concepções presentes no campo, bem como as variadas formas de inserção social dessa ciência e profissão. APRESENTAÇÃO Uma outra marca do Congresso é o reconhecimento da divulgação e reflexão sobre a diversidade da Psicologia. Seis estudantes da UNIGRAN apresentaram seus trabalhos: Edinalva Santos de Souza, (Esquemas desadaptativos de adolescentes em uma escola publica de Dourados); Rejane Antonio Ribeiro (Qualidade de Vida e depressão em pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise em Dourados – MS); Mariana Jeronymo (Ansiedade e estratégias de Copping em pacientes hipertensos participantes do programa hiperdia da cidade de Caarapó – MS); e Marta Fernandes Furtado Fogaça (Nível de estresse em crianças institucionalizadas de uma cidade do interior do MS). A professora Rosimeire Martins também apresentou trabalho. Sua pesquisa é intitulada “Avaliação do Autoconceito de pré-escolares obesos em três escolas do município de Dourados”. De acordo com a coordenadora de Psicologia Aletéia Henklain Ferruzzi, a presença de estudantes em grandes eventos é importante para ajudá-los a conhecer as práticas profissionais de diferentes regiões do país. “A participação os fez perceber que suas práticas e pesquisas, realizadas aqui na UNIGRAN, são importantes e podem, sim, contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão”, finalizou a coordenadora.(FV)