Egresso de Educação Física conquista espaço no mercado de trabalho na Inglaterra

Adam Cristian esteve na UNIGRAN para rever amigos, professores e falar com acadêmicos da Instituição
Conquistar uma vaga no mercado de trabalho europeu é um sonho da maioria dos brasileiros que vão para lá em busca de melhores condições de vida, principalmente financeira. As chances de encontrar trabalho em setores de prestação de serviço são grandes, mas atuar na área de formação acadêmica exige muito esforço, dedicação e sorte. A história do educador físico Adam Cristian de Vecchi, egresso da UNIGRAN, é semelhante a de muitos brasileiros que foram tentar a vida em terras estrangeiras. Mas a dele tem um diferencial: com muita batalha, conseguiu emprego na sua área de atuação e hoje é professor de uma escola na Inglaterra. Natural da cidade de Maracaju, Adam Cristian concluiu o ID_CURSO em 2001. Nessa época, era concursado e atuava como professor numa escola municipal. Seu grande sonho sempre foi morar em cidade grande, não no Brasil e, sim, no exterior. O tempo passou e a vida que levava na pacata cidade do interior sul-mato-grossense já não correspondia a suas expectativas. Então veio a decisão de mudar de país e, em fevereiro de 2007, Adam embarcou para Londres. A coragem foi a “principal companheira” do rapaz que tinha ido para um lugar desconhecido onde tinha apenas um amigo. A vida não foi nada fácil. Numa pequena casa dividiu apertados cômodos com mais dez brasileiros. “Era um sufoco”, lembra o educador físico. Mesmo falando inglês, as oportunidades de trabalho não eram das melhores. “Tive que lavar muito prato, servir muitos clientes, trabalhar de madrugada e levantar bem cedo no outro dia para sobreviver”, relata o rapaz que, por dois anos e meio, conviveu com essa rotina. A vida não era fácil e o trabalho era cansativo. Diante das dificuldades, Adam nunca pensou em desistir e, num certo dia, o amigo que lhe acolheu em Londres aconselhou-o a procurar um professor de educação física. A partir daí sua vida começou a mudar. Com o contato desse professor, Adam teve a informação que seu diploma do ID_CURSO de educação física da UNIGRAN teria validade na Inglaterra e que ele poderia exercer a profissão de educador físico. Ansioso, logo procurou as instituições competentes para coletar mais informações. Apresentou o histórico, diploma e os documentos solicitados pelos órgãos de educação da Inglaterra. A única exigência dada a ele era de aperfeiçoar a língua inglesa. Não perdeu tempo e procurou fazer um ID_CURSO. Em março de 2009 Adam Cristian começava a trabalhar como professor substituto. Lecionava educação física, três vezes na semana, numa escola de alunos autistas. O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente. A oportunidade de se estabelecer na profissão começa a partir daí. Nessa época, Adam ainda trabalhava como garçom. Sua conquista foi rápida e, em setembro do mesmo ano, tornou-se professor titular da escola, função que desenvolve até hoje. “Confesso que tive que batalhar bastante para conseguir essa oportunidade. Não foi fácil”, comemora Adam Cristian, que nesta semana esteve na UNIGRAN para rever amigos, professores e falar com acadêmicos do ID_CURSO de Educação Física. De férias no Brasil, ele veio rever os familiares que não via há três anos e meio. Orgulho da mãe Sueli e do pai Adilson, o educador físico logo vai retornar para Londres, assim que o período letivo da Inglaterra começar. “Tenho saudades do Brasil, da minha cidade de Maracaju, mas hoje estou decido que o meu lugar será a Inglaterra”, afirma Adam. Ele diz não compartilhar o mesmo objetivo de muitos brasileiros que vão para o exterior em busca de dinheiro e depois retornam ao Brasil para montar o próprio negócio. “Estou muito feliz na Inglaterra. Sei que, como professor, não vou ficar rico, mas estou fazendo aquilo que eu mais gosto, que é dar aulas de educação física”, confidenciou o professor. Ele diz que prepara as aulas com muito entusiasmo. Sabendo da limitação de seus alunos, adapta as atividades de acordo com a realidade das crianças e adolescentes autistas. “O interessante disso tudo é que aproveito muita coisa que aprendi na UNIGRAN”, declarou, citando como exemplo as aulas de ginástica olímpica e brincadeiras de roda. “Estou aproveitando muita coisa que aprendi na faculdade, apenas adapto para os alunos”, ressaltou. Lecionado em período integral Adam Cristian não precisa ter a rotina de trabalhar em mais de um emprego e fazer bicos como auxiliar de serviços gerais. A casa que atualmente mora não é a mesma de quando chegou à Inglaterra. Agora, divide uma bela residência no sudoeste de Londres com um amigo. Espaço e conforto têm de sobra e o professor de Educação Física quer aprofundar suas habilidades profissionais e conquistar mais espaço na terra, que antes era desconhecida por ele e hoje a tem como a cidade dos sonhos e das oportunidades. (FV)