No Dia Mundial da Saúde, comunidade acadêmica recebe orientações da Nutrição

Orientações sobre alimentação saudável foram dicas repassadas pelos acadêmicos de Nutrição da UNIGRAN
O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 abril, data que profissionais utilizam para alertar a população sobre os principais problemas de saúde pública. Na UNIGRAN, acadêmicos do ID_CURSO de Nutrição montaram estandes para falar sobre alimentação saudável, higienização e síndrome metabólica, doença associada a problemas de hipertensão e diabetes, somados a obesidade. No bloco II da instituição estudantes do 4º ano do ID_CURSO, com a supervisão dos professores, repassaram orientações à comunidade acadêmica sobre a importância de procurar um nutricionista, para melhor orientar o hábito alimentar, promovendo, dessa forma, qualidade de vida. A síndrome metabólica, por exemplo, é uma doença da atualidade, ainda pouco conhecida pelos brasileiros. A atual geração do fastfood, dos doces e do abandono da alimentação tradicional, está propensa a desenvolver essa doença, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo. A síndrome metabólica aumenta a possibilidade de o paciente sofrer doenças coronárias e seus sintomas são obesidade abdominal, hiperglicemia, hipertensão, baixos níveis de HDL ou “bom colesterol” e uma alta concentração de triglicerídeos. “A população deve estar atenta a esses sintomas. Recomendamos a necessidade de uma reeducação alimentar, praticar exercícios físicos e sempre procurar a ajuda de um profissional”, alerta a acadêmica Suelen de Oliveira Vargas. Várias orientações de promoção à saúde alimentar foram dadas durante a noite de terça-feira e manhã de quarta-feira na UNIGRAN. Um estande foi montado especialmente para explicar sobre o uso adequado da ração humana, complemento alimentar que faz sucesso em todo o país. O seu uso precisa ser de forma moderada, sem substituir as principais refeições, como o almoço e o jantar. (FV)