UNIGRAN reinicia alfabetização de jovens e adultos

Alunos formados em 2009, exibindo seus certificados
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos da UNIGRAN, em parceria com instituições de Dourados, retornou às aulas para o ano letivo de 2010, no dia 20 de março. São 10 pólos na cidade, com vinte alunos cada, e nesse ano o projeto foi estendido para as aldeias: um pólo atenderá os alunos da Aldeia Bororó e outro, os da Aldeia Jaguapiru. As matrículas ainda podem ser feitas, até o final março. No ano passado, o projeto formou 73 alunos, em sua maioria pessoas acima dos 40 anos. Eles receberam certificados de conclusão escolar da primeira etapa das séries iniciais, o de alfabetização e de letramento. O projeto EJA da UNIGRAN acontece de uma forma bem colaborativa, pois além do contado realizado pela coordenação do ID_CURSO de Pedagogia, os pólos são escolhidos também com a ajuda dos acadêmicos. São eles que propõem os pólos, geralmente próximos de suas residências, em vários bairros da cidade. A partir disso, é realizada a parceria, por meio de contrato, com a instituição. Além de todo esse trabalho, os acadêmicos saem a campo divulgando e convidando os alunos que serão frequentadores desses pólos, próximo de suas casas. “O EJA é desenvolvido há 20 anos; no início, as aulas aconteciam somente na UNIGRAN, após a remodelação, e até com a necessidade do público, foram abertas parceiras com escolas, igrejas, centros comunitários para facilitar o atendimento à comunidade. Hoje, o alcance do EJA tem sido muito bom porque, mesmo todos os pólos sendo fora da universidade, as atividades são desenvolvidas a partir do material fornecido pela instituição e os alunos são monitorados por acadêmicos de Pedagogia”, explica Mirian Brum Arguelho, coordenadora do ID_CURSO. Miriam diz, ainda, que “um dos principais objetivos do projeto é qualificar esses alunos para que dêem continuidade aos estudos”. Informações na coordenação do ID_CURSO de Pedagogia, no telefone 3411-4117.(AF/CM)