Grupo de chorinho encerra nesta quinta-feira a 5ª Expoeventos

Agemaduomi se apresenta no palco a partir das 22h para divulgar a música popular brasileira, principalmente do gênero choro
A 5ª Exopoeventos e 1ª Exponoivas chegam ao fim nesta quinta-feira com a realização de shows regionais. Depois de trazer no palco ritmos de pop rock, música eletrônica e promover show musical com saxofone, ritmo erudito e popular, chegou a vez de apresentar para a plateia o gênero da música popular brasileira com o grupo de chorinho Agemaduomi. A programação, com entrada franca, é realizada no espaço de eventos da UNIGRAN e começa a partir das 19h. A abertura do show de hoje será feita com o cantor Marco Aurélio, mostrando o repertório que fez dele um dos artistas mais requisitados para animar festas e eventos de Dourados e região. Com estilo sertanejo e MPB, Marco Aurélio irá apresentar ao público um pouco do seu trabalho como compositor e cantor, trazendo ao palco, também, canções populares que fazem sucesso pelo país afora. Já o Grupo de chorinho Agemaduomi entrará ao palco às 22h. O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical popular e instrumental brasileiro, com mais de 130 anos de existência. Apesar do nome, o gênero é em geral de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo e técnica, ou pleno domínio de seu instrumento. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e difícil de ser executado Agemaduomi é um grupo campograndense formado em 1995 que desenvolve um trabalho de divulgação da música popular brasileira, principalmente do gênero choro, enfocando em suas apresentações, canções que contemplam a riqueza e a genialidade de artistas que compõe esse universo musical. Com músicos advindos de formações ecléticas, Agemaduomi tem uma característica marcante, que é a de transmitir, na maioria dos shows apresentados, informações didáticas sobre as composições executadas, dividindo dessa forma seus modestos conhecimentos com o grande público. O grupo é formado por cinco integrantes: Adriano Praça (sopros), Áttila Gomes (pandeiro e vocal), Marco Antonio Carstens (cavaquinho), Orlando Brito (violão 7 cordas) eThimóteo Lobreiro (timba com vassourinha). Os artistas têm dois CDs gravados: “Proezas” (2002), destacando composições consagradas do gênero e, “Agemaduomi 10 anos de Choro” (2006), que traduzem a forma de tocar a mais autêntica e genuína musica brasileira. O público que comparecer a Expoeventos vai poder concorrer a brindes que serão sorteados durante a feira. Os 36 expositores que estão com estandes para mostrar seus produtos e serviços também vão concorrer a prêmios, bem como as comissões de formaturas, debutantes e noivas. (FV)