Profissionais de Agronegócios debatem o mercado profissional

Profissionais formados na UNIGRAN deram depoimentos sobre o mercado de trabalho regional e destacaram a importância do profissional em agronegócio
Aula inaugural do ID_CURSO de Administração com Ênfase em Agronegócios reuniu nesta terça-feira acadêmicos, professores e egressos para debater o mercado de trabalho regional e as áreas de atuação profissional. A aula teve ainda a participação do gerente da empresa Copa Centro, Antônio Nishimura, que falou sobre o sistema de comercialização. Vários egressos compareceram à aula e puderam dar seus depoimentos da vida profissional. Histórias de sucessos ajudaram a esclarecer, principalmente aos calouros, que o administrador de agronegócios é um importante profissional na tomada de decisão, organização, gerenciamento e controle empresarial. Gilberto da Silva Macedo foi um dos egressos que destacou a profissão. Ele contou que depois de perder lavouras da propriedade familiar, percebeu que o principal problema estaria no gerenciamento. Foi aí que decidiu cursar a faculdade. “O ID_CURSO de Agronegócios me ajudou a entender todo o processo gerencial e administrativo do setor do campo”, disse o egresso. Atualmente Gilberto é coordenador técnico regional da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), autarquia que atua na promoção do desenvolvimento agrário do Estado de Mato Grosso do Sul. “Vocês podem ter certeza que se dedicarem aos estudos conseguirão atingir o objetivo profissional”, disse aos calouros. O coordenador do ID_CURSO, José Ciro Teixeira, destacou os egressos de Agronegócios que atuam em diferentes atividades econômicas do Estado e em outras regiões do país. “Temos várias histórias de sucesso. Nossos ex-alunos se destacam no mercado de trabalho, em empresas públicas e privadas, bem como na pesquisa ou na área de docência”, disse o coordenador. PALESTRA O convidado da aula inaugural, Antônio Nishimura, debateu com os acadêmicos e professores sobre o sistema de comercialização da soja. Ele aproveitou para falar sobre o cenário local e nacional da venda a vista e a prazo, bem como do câmbio, receita bruta e garantia de grãos. Nishimura, que é economista e analista de sistemas, explicou todo o processo de comercialização da soja, abordando sobre os três maiores produtores do mundo - Brasil, Argentina e Estados Unidos. (FV)