Presidente do Crefito-9 fala sobre profissão com formandos de Fisioterapia

Fisioterapeuta Samuel Neto reforçou foco nas qualidades que farão profissionais se destacarem na carreira.
Os acadêmicos do último ano de Fisioterapia participaram de palestra sobre Mercado de Trabalho e Ética Profissional, nesta quarta-feira, 25. A atuação do fisioterapeuta, desde a conduta profissional até o relacionamento com os colegas foi o tema central do evento. A indígena Romilda Marques, egressa da UNIGRAN também deu depoimento sobre sua experiência profissional aos formandos do ID_CURSO. Samuel de Oliveira Neto, vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia – Crefito – Região 9, falou sobre o Conselho e sobre a conduta profissional do fisioterapeuta. Para ele, além da formação de qualidade e especialização é preciso ter atitudes que façam a diferença para se inserir no mercado de trabalho. O vice-presidente do Crefito-9 falou ainda da importância da participação Conselho e explicou como fazer para se filiar. O fisioterapeuta apresentou dados que indicam que existem no Brasil cerca de cem mil profissionais, o que comprova a necessidade de se destacar. Saber conviver, pensar positivo, ter visão estratégica e gostar do que faz são fundamentais para conquistar uma boa colocação, segundo Samuel. “O profissional deve trabalhar marketing pessoal, ter disciplina, usar aquilo que aprendeu na faculdade, sendo competente e ao mesmo tempo mostrando essa competência”, disse ele. Superando inúmeras barreiras, Romilda Marques é um exemplo do que aconselha Oliveira Neto. A índia terena formou-se em Fisioterapia na UNIGRAN, em 2006, e atualmente faz mestrado na PUC de São Paulo, com bolsa-auxílio da Fundação Ford. A fisioterapeuta contou sua trajetória profissional encorajando os formandos deste ano a não desistirem de seus objetivos. “Você sai da faculdade muito focado e, às vezes, não dá certo de primeira e você já pensa em desistir. Nunca desista, eu enfrentei tudo e nunca desisti e agora estou realizando o que sempre quis”, afirmou. Romilda agradece a formação que teve na UNIGRAN e a dedicação de professores em ajudá-la. A profissional se interessa pela área acadêmica - científica e se sente lisonjeada pela formação e oportunidade que teve até aqui, mas sem deixar de mencionar o próprio esforço que agora é recompensado. “Sou a primeira indígena a ingressar no mestrado da PUC”, disse ela. O ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN foi implementado, em 1999, e ao longo de praticamente 11 anos, presta serviços para Dourados e região. Os acadêmicos do ID_CURSO fazem estágio supervisionado na Clínica de Fisioterapia que é conveniada ao SUS, além de prestarem atividades de extensão nos mais diversos locais, como os NAM – Núcleo de Atividades Múltiplas – instalados nas Aldeias Bororó e Jaguapiru. (MC)