Acadêmicos da UNIGRAN criam revista sobre carros e motos

Lançamento aconteceu ontem, durante na III Mostra de Comunicação promovida pelos ID_CURSOs de Jornalismo e Publicidade da UNIGRAN.
Quatro acadêmicos do 4º ano de Jornalismo da UNIGRAN se lançaram num projeto editorial ousado e inédito em Mato Grosso do Sul. Marcelo Piai, Clayton Lopes, Vaner Matos e Alexandre Duarte apresentaram ontem a Revista SobreRodas. A publicação não tem contracapa, mas sim duas capas invertidas, com manchetes diferentes - uma chama a atenção para matérias sobre carros e na outra, os assuntos são as motos. “É como se fossem duas revistas, uma novidade para o pessoal daqui”, disse Piai, diagramador e artista gráfico da revista. E a originalidade não está só na aparência. O editor Alexandre Duarte explica que as reportagens são produzidas por eles próprios, valorizando eventos, personagens e cronistas locais. A edição zero, por exemplo, faz uma ampla cobertura do Motorcycle, de Ponta Porã, e do Arrancadão, que acontece em Dourados neste final de semana. Traz ainda reportagens especiais, como a do professor Nilson Pivetta, de Fátima do Sul. Apaixonado pela Ferrari, ele montou a sua própria, a partir de um antigo Puma, comprado em 1995. Alexandre Duarte explica que a personalidade da revista está se formando a partir do público. Por isso, eles realizaram uma pesquisa, junto a 400 entrevistados, para descobrir os que eles gostariam de ter em uma revista local deste gênero. Duarte conta, entre outras descobertas, que o principal interesse não são veículos de luxo ou os fora de série, mas o público se interessa por “carros que estão ao seu alcance”. “Nós descobrimos que as mulheres também gostam de revistas de carros e motos, só que as matérias precisam atender ao perfil delas”, disse Duarte. Isso deve explicar a escolha da manchete, que destaca o lançamento de um novo carro no segmento dos médios, que tem tudo para cair no gosto das mulheres, além de uma reportagem sobre Scooters, composta em uma página de tonalidade rosa no fundo. Mostra A III Mostra de Comunicação da UNIGRAN reuniu trabalhos dos acadêmicos de Jornalismo, que apresentou ao público visitante dois programas de rádio, um site informativo também voltado para o público feminino, um telejornal e um jornal impresso para o segmento rural. Na área de Publicidade e Marketing, os acadêmicos criaram seis agências experimentais, atendendo a clientes de ramos diferentes – de pneus a escola de idiomas. Mais de duas mil pessoas visitaram os estandes. Os trabalhos foram avaliados por profissionais de comunicação, professores e pelo público não-especializado.