Professor da UNIGRAN autografa livros na Morada dos Baís, quarta-feira

Paulo Roberto Rigotti lança, em campo Grande, dois livros de grande importância para os estudiosos e interessados pela arte em Mato Grosso do Sul.
O artista plástico Paulo Rigotti, pesquisador e professor de Artes Visuais da UNIGRAN, lançará nesta quarta-feira (18), em Campo Grande, os livros “Imaginário e representação na pintura de Lídia Baís” e “UNIARTE: textos escolhidos”. O lançamento acontecerá em um dos espaços culturais mais nobres da Capital, a Morada dos Baís, a partir das 19h30. As duas obras são aguardadas com expectativa pelo público e pela crítica campo-grandenses, principalmente, porque Lídia Baís é reconhecida como pioneira das artes plásticas em Mato Grosso do Sul. Já a UNIARTE é a maior e mais tradicional exposição de artes do Estado. O livro “Imaginário e representação na pintura de Lídia Baís” é uma publicação da UFGD e UEMS e foi escrito a partir da pesquisa de mestrado “A intertextualidade e o imaginário pictórico no processo criativo de Lídia Baís”, concluída por Rigotti em 2003. A artista que nasceu em 1900 e faleceu aos 85 anos era tida como exótica e rebelde, na visão da sociedade campo-grandense do começo do século XX. A riqueza de suas pinturas permaneceu quase anônima durante décadas. Segundo Maria Glória Sá Rosa, o livro “é uma dádiva preciosa a uma sociedade carente de análises críticas sobre os processos estéticos da arte e da cultura”. A professora doutora Maria da Glória, autora de obras de referência sobre a arte sul-mato-grossense, faz a apresentação do livro, cuja dissertação original foi orientada pelo professor Paulo Sérgio Nolasco dos Santos. Outra autora dedicada ao estudo de Lídia Baís, a professora Alda Maria Quadros Couto, assina o texto da contracapa do livro de Rigotti, que foi lançado pela primeira vez em abril deste ano, em Dourados, e também na UNIGRAN, no mês passado, durante a UNIARTE. Essa mostra que, em 2009, completa 25 anos, é o tema do segundo livro de Paulo Rigotti e o primeiro como organizador. O livro “UNIARTE: textos escolhidos” reúne artigos de dezenove autores que contribuíram com o fortalecimento da UNIARTE, em suas dimensões científica, artística e educacional. Alguns foram escolhidos pelos próprios autores e escritos especialmente para essa publicação. Segundo Paulo Roberto Rigotti, “o livro é a concretização do desejo de reunir, em um mesmo volume, textos que foram temas de palestras, conferências, comunicações, mesas-redondas e outras contribuições de professores e pesquisadores do ensino, da história e da crítica de arte brasileira que participaram na UNIARTE ao longo dos últimos anos”. Os temas tratados nesta obra abrangem questões relacionadas ao ensino e metodologia da arte, arte-educação e formação de público, leitura de imagens, circuito da arte, crítica e mercado, história e literatura, arte e educação ambiental, ecocrítica, crítica cultural, história da arte, intertextualidade da arte, arte regional e cultura popular. Os livros “Imaginário e representação na pintura de Lídia Baís” e “UNIARTE: textos escolhidos” custam dez reais cada.