Ueze Zahran conta sua história de empreendedorismo na SIN-2009

Empresário foi o convidado de honra da segunda noite de palestras do evento acadêmico promovido pela UNIGRAN e UFGD, que vai até sexta-feira.
O presidente do Grupo Zahran e da Copagaz, Ueze Elias Zahran, foi um dos palestrantes principais da Semana Integrada de Negócios (SIN-2009), promovida pelos ID_CURSOs de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Administração com ênfase em Agronegócios da UFGD e da UNIGRAN. O empresário falou nesta terça-feira sobre negócios e responsabilidade social da Fundação Zahran, entidade de apoio a programas sociais nas áreas de educação, cultura e proteção ao meio ambiente. O evento vai até sexta-feira, com palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos. Ueze Zahran é filho de imigrantes libaneses que, em 1920, iniciaram a vida empresarial com um pequeno comércio (bar) no centro de Campo Grande. Ueze sempre ajudou nos negócios da família. Aos 18 anos, ele viajava de caminhão para buscar farinha de trigo na Argentina, onde o preço do produto era melhor. O pequeno comércio familiar cresceu e com o sucesso decidiu presentear sua mãe, Laila, com um fogão moderno. Foi aí que descobriu que não havia distribuidora de gás na região. O presente foi em vão. “E vi uma oportunidade de negócios,” disse Zahran durante palestra na Semana Acadêmica. Com visão empreendedora de negócios, conseguiu a representação de uma empresa paulista de gás para revender em Campo Grande. Em 1961, estava pronto para abrir sua primeira engarrafadora de GLP, conhecido como gás de cozinha, em São Paulo. Durante quatro meses, visitou o Rio de Janeiro para obter a licença de funcionamento no Conselho Nacional do Petróleo. Deu certo. A empresa começou a distribuir gás nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Hoje, distribui em 19 estados e Distrito Federal e está entre as seis maiores distribuidoras de gás liquefeito do país. Zahran possui ainda outras empresas como a Rede Mato-Grossense de Televisão, com sete emissoras que transmitem o sinal da Rede Globo, transportadoras, e haras para criação de cavalos árabes. Além das empresas que hoje administra, o empresário ainda mantém a Fundação Ueze Zahran, que desenvolve cinco projetos sociais voltados para a educação de menores carentes. A presidente do Comitê de Sustentabilidade da Copagaz, Elizete Neto Tavares, apresentou os programas de educação e cultura desenvolvidos pela Fundação, junto aos funcionários da Copagaz e com a população brasileira de menores condições financeiras. O coordenador da Semana Integrada, Narciso Bastos Gomes, destacou o papel empreendedor de Ueze Zahran em Mato Grosso do Sul, que começou distribuindo gás e que hoje é um grande empresário de sucesso no estado e no país. Para ele, conhecer um pouco da história e dos desafios profissionais de uma pessoa como Ueze contribui, muito, para motivar os acadêmicos a despertar a visão empreendedora de negócios. A reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa, recepcionou os convidados. (FV)