UNIGRAN ajudará a reduzir espera por exames nos Postos de Saúde

Visitando a UNIGRAN, ontem, secretário de Saúde de Dourados, Mário Eduardo, disse que parceria poderá suprir demanda reprimida desde 2005.
O secretário municipal de Saúde, Mário Eduardo Rocha, visitou a UNIGRAN, nesta segunda-feira, 14, a fim de conhecer alguns laboratórios e a Clínica Odontológica da Instituição. A visita faz parte da preparação de um convênio de cooperação que vai ampliar os atendimentos prestados pela UNIGRAN aos pacientes da rede pública de saúde, com a oferta de serviços de exames biomédicos, atenção em saúde bucal e tratamentos odontológicos. Rocha foi recepcionado pela diretora da Faculdade de Saúde e Ciências Biológicas, Adriana Mary Mestriner Felipe. Além dos projetos de extensão de atendimento gratuito, que a UNIGRAN direciona para a população, em todos os ID_CURSOs da Saúde, a Clínica de Fisioterapia da Instituição atende, desde 2006, aos pacientes do SUS, encaminhados pela Secretaria de Saúde de Dourados. O secretario busca parceria, agora, para ampliar o convênio aos serviços de análises clínicas, oferecidos pelo ID_CURSO de Biomedicina, e de saúde bucal, disponibilizados pelo ID_CURSO de Odontologia, em sua clínica de alto padrão. O convênio pode englobar ainda atenção farmacêutica, nutricional e psicológica, por exemplo. Público carente desses serviços não falta. “Existe uma demanda reprimida, no atendimento em várias áreas da saúde em Dourados, e a UNIGRAN disponibiliza atendimento odontológico, de análises clínicas, e nós viemos conhecer esse potencial, para que a população possa ser bem-atendida, e não existam filas; a UNIGRAN pode ser parceira nesse aspecto, com o compromisso social que ela tem”, disse o secretário. Segundo Mário Rocha, há pessoas na fila desde 2005, esperando por tratamentos e exames. Por isso, a Secretaria de Saúde está fazendo um levantamento completo, para dimensionar o problema e dar uma solução caso a caso. Extensão A professora Adriana Mestriner lembra que, mesmo sem ter convênio com o SUS, a UNIGRAN já realiza um importante trabalho de extensão, oferecendo à comunidade desassistida exames biomédicos e outros serviços de saúde gratuitos. Para ela, o convênio com a Secretaria de Saúde contribuirá para “desafogar” o sistema público e para que mais pessoas tenham acesso a atendimentos de alta qualidade. “O convênio vai ajudar a desafogar a demanda reprimida de exames, de testes que nós poderíamos estar fazendo (...) o que de certa forma acaba contribuindo para que mais pessoas, que até então não sabiam da existência dos atendimentos que a UNIGRAN presta de forma gratuita, sem ter convênio com o SUS, se beneficiem”, analisou a professora. As assessoras Márcia Cosme Nonato e Leda Fernandes acompanharam o secretário de Saúde na visita à Instituição. (JR)