UNIGRAN comemora o Dia do Nutricionista

Egressos do ID_CURSO de Nutrição foram convidados para falar sobre o mercado de trabalho e as diferentes áreas de atuação profissional.
Professores e acadêmicos do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN comemoraram nesta terça-feira o Dia do Nutricionista. A confraternização contou com a participação de profissionais e de egressos que falaram sobre o mercado de trabalho e as diferentes áreas de atuação. A UNIGRAN é pioneira com o ID_CURSO de Nutrição no interior do Estado e desde que formou a sua primeira turma, em 2005, a sociedade ganhou importante profissional para atuar na segurança alimentar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. A coordenadora do ID_CURSO, Rita Mendes, lembra da procura de oportunidade de estágio das primeiras turmas nas empresas e instituições, de Dourados e região. Tudo mudou. Os profissionais que passaram a atuar nas diferentes áreas de atuação nutricional são egressos da UNIGRAN. “Eles abriram as postas das suas empresas, do seu local de trabalho e ampliaram as oportunidades de emprego. Além disso, são também nossos palestrantes em jornadas acadêmicas e alguns tornaram-se até professores”, disse a coordenadora. Ao observar que a grande maioria dos profissionais está no mercado de trabalho construindo sólida carreira profissional, Rita Mendes convidou alguns dos egressos para falar sobre a experiência profissional com os acadêmicos. Claucindaia Wink Moreira Palma e Cristina Turatto são exemplos de nutricionistas empreendedores. Depois de atuarem em empresas privadas decidiram unir sociedade e criar micro-empresa de alimentos personalizados. Esse ID_TIPO de mercado é novo na cidade e apostando na promoção da qualidade de vida dos clientes elas preparam cardápio especial, de acordo com as necessidades de cada consumidor. “A atuação profissional é grande e tem espaço para todos”, disse a nutricionista Claucindaia Wink. E é por meio das diferentes áreas de atuação profissional que os nutricionistas conquistaram espaço no mercado de trabalho. Depois que a UNIGRAN formou as primeiras turmas as oportunidades foram aparecendo e ainda existe muito espaço para ser explorado, diz Rita Mendes. “Todos os hospitais da cidade tiveram e tem um nutricionista egresso do nosso ID_CURSO. No serviço público também é assim”, ressalta a professora. Profissional de formação generalista as áreas de atuação do nutricionista são grandes. Restaurante comercial e de indústria, unidades de saúde, consultórios, personal diet, nutrição esportiva e marketing são algumas das oportunidades em crescimento que mais demandam profissionais. “São os próprios egressos que estão ampliando o campo de atuação”, destaca Rita Mendes. Data O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Mas só foi em 1967 que a profissão foi criada, sendo definida as áreas de atuação em 1991, com a regulamentação da profissão de nutricionistas. (FV)