Acadêmicos de Arquitetura criam projetos com materiais recicláveis

Os trabalhos confeccionados foram apresentados em sala de aula para ser discutido com o professor Rubens Di Dio
Pesquisa feita por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN, sobre o reaproveitamento de materiais recicláveis, mostra que muitos produtos descartados no lixo servem para a construção civil. Jornais e papelões podem ser utilizados na confecção de forro, o bagaço da cana para confeccionar tijolos e as embalagens ID_TIPO tetra pak (longa vida) em divisórias e forros. A apresentação dos projetos foi realizada em sala de aula, na última quinta-feira. Foram cinco protóID_TIPOs. As pesquisas fazem parte da conclusão da disciplina de Especificação, Custos e Industrialização, em que os acadêmicos devem mostrar soluções práticas para preservar o meio ambiente, baratear custos de produção e propor projetos à indústria. A técnica artesanal de papel machê foi utilizada na confecção de blocos de forro, em dos projetos. Como principais materiais, foram utilizados o papel picado, cola e gesso, que proporciona economia de sete reais por metro quadrado, se comparado ao forro de gesso, segundo a pesquisa acadêmica. Bárbara Vargas diz que o forro é anti-chama, acústico e térmico, podendo ser manipulado por qualquer pessoa, desde que domine as técnicas de fabricação. Na mesma linha de produto foi criado o forro de embalagem longa vida. As caixas de leite ou suco são abertas, e depois coladas pelas extremidades. Na junção de uma e de placa, tem oito caixas por metro quadrado, coloca-se bambu, fixado por parafusos, para dar sustentação ao forro. O acadêmico Fabiano Marques explica que o protóID_TIPO é viável às famílias de baixa renda, que podem confeccionar o material. “O bambu pode ser encontrado no campo e as embalagens longa vida podem ser recolhidas em residências e no comércio”. As marcas das embalagens ficam à mostra, voltadas para o interior da casa, mas podem ganhar acabamento. Fabiano explica que a parte prateada da embalagem deve ficar para cima. “Desta forma, irá refletir o calor ao telhado”, frisa, apontando que esse ID_TIPO de forro reduz a temperatura do ambiente em até nove graus. A embalagem longa vida não propaga fogo. Com esse ID_TIPO de material, também dá para fazer divisórias. As caixas são fixadas uma a outra até ganhar formato de parede. Para dar acabamento agradável, os estudantes utilizaram a cortiça. O material é feito em fina camada para revestir ambos os lados da caixa. Placas de alumínio, confeccionadas a partir de materiais recicláveis, dão sustentação a divisória. A parede é acústica. Os acadêmicos apresentaram também tijolos feitos de barro e bagaço de cana. Os protóID_TIPOs de dois furos foram fabricados em moldes de oito furos, mas são de firme encaixe e levam argamassa apenas na junção da parede com as colunas de sustentação. O baixo custo de fabricação barateia e reduz o tempo de entrega da obra. Cálculos elaborados pelos alunos revelam que na construção de uma casa de 100 metros quadrados é possível economizar até R$ 10 mil, com esses tijolos. “É uma economia no bolso do consumidor e no tempo devido ao sistema de encaixe, economizar na mão de obra”, disse Luiz Carlos da Mota. O estudante criou o protóID_TIPO do tijolo com os colegas Diego Martins e Andressa Farias. A utilização de materiais recicláveis na confecção de tijolos foi apresentada de forma inusitada. Seis acadêmicos pesquisaram o reaproveitamento da fibra da cana, que depois de moída passa por um processo de trituração, sendo adicionado o aglutinante, espécie de cola, que deixa o material denso e resistente. Para realizar o trabalho, foram feitos vários testes até chegar à solidez de um tijolo. “Ainda estamos em processo de adaptação, mas o protóID_TIPO confirma que a fibra da cana pode ser reaproveitada não apenas na construção civil, como também para criar objetos decorativos”, disse o estudante de Arquitetura Marcelo Costa. Segundo o professor da disciplina, Rubens Di Dio, os trabalhos precisam passar por um estudo técnico aprofundado, mas todos eles são viáveis na construção civil. “São apenas protóID_TIPOs, cabe aos estudantes avançarem suas pesquisas”, disse o professor. Ele destaca o tijolo de encaixe, pela resistência e fixação do material, como também a pesquisa com a fibra da cana. Ideias que unam o útil ao agradável e que utilizem materiais recicláveis, na preservação do meio ambiente, são propostas a serem empregadas pelo profissional na área de construção civil. Rubens Di Dio ressalta que muitas técnicas alternativas são apresentadas em feiras nacionais, cabendo à indústria assimilar a importância dos protóID_TIPOs e colocar a disposição do consumidor. (FV)