Alunos de Matemática desenvolvem projeto de reforço escolar

No Laboratório de Matemática da UNIGRAN, os alunos conhecem a disciplina de forma prazerosa, com atividades lúdicas e práticas do cotidiano.
Acadêmicos do ID_CURSO de Matemática da UNIGRAN iniciaram, no sábado, aulas de reforço escolar com alunos da 6ª série da Escola Municipal “Aurora Pedroso Camargo”. Sanar as dificuldades em operações e cálculos matemáticos é o principal objetivo do projeto de extensão, que é realizado por acadêmicos do 5º semestre e coordenado pela professora Vera Fátima Corsino de Almeida. Durante dois meses, os alunos serão assistidos todos os sábados no Laboratório de Educação Matemática, na revisão dos conteúdos que encontram dificuldades de compreensão. E para fazer os estudantes se adaptarem com a disciplina, jogos lúdicos ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, a exemplo do quebra-cabeça. Há também o “material dourado”, brinquedo de madeira que auxilia a conhecer unidade, dezena e centena, e a leitura dos números. Várias outras atividades lúdicas são desenvolvidas no laboratório. A metodologia do reforço escolar exercita ainda a matemática do cotidiano. A professora Vera Fátima explica que todos os dias fazemos a matemática, porém, de forma despercebida. E é nessa perspectiva que os acadêmicos trabalham com porcentagem, juros e cálculos das operações fundamentais (adição, subtração, divisão, multiplicação). Diferentes práticas do cotidiano ajudam a conhecer a disciplina, como os panfletos de supermercado. “Com panfletos podemos explorar muitas coisas. Por meio do preço dos produtos desenvolvem-se aulas com todas as operações. Basta o professor ter criatividade”, diz a professora, argumentando que a disciplina muitas vezes é apresentada de forma errada em sala de aula, podendo ocorrer evasão escolar. “Os professores não podem ficar presos no livro didático, é necessário utilizar práticas do cotidiano para fazer os estudantes compreenderem melhor a matemática”, salienta. Assim como os demais ID_CURSOs da UNIGRAN, os acadêmicos de Matemática têm formação generalista. “Eles passam a dominar (além do conhecimento em licenciatura da matemática) a ludicidade, para trabalhar em sala de aula de forma que seus alunos possam conhecer a disciplina de forma prazerosa, ou seja, que descubram a matemática”, finaliza a professora. Nesta etapa, estão matriculados 35 alunos da 6ª série da Escola Aurora. Todos eles são indicados a fazer aula de reforço pela professora de matemática, por apresentarem dificuldades no aprendizado. (FV)