Centro Livre de Artes da UNIGRAN se organiza com nova proposta

Coordenadora de Artes Visuais, Cláudia Ollé, e estagiários Luciana e Rodrigo – artesanato produzido por acadêmicos poderá ser adquirido pelo público.
Um espaço também para a venda de peças de arte e artesanato. O Centro Livre de Artes da UNIGRAN – Celarte – promove um novo projeto, a partir de 2009. Estagiários de Artes Visuais e alunos de outros ID_CURSOs que produzem obras artísticas e trabalhos diferenciados poderão disponibilizá-los para venda em um espaço próprio, oferecido pela Instituição. A iniciativa é da coordenadora do ID_CURSO de Artes Visuais e responsável pelo ateliê, Claudia Ollé. A professora Claudia diz que percebeu que muitos alunos da UNIGRAN se mantem vendendo produtos confeccionados em casa, e que muitas vezes não há oportunidade de mostrar seus trabalhos para o público. Organizando uma espécie de bazar, vinculado à Instituição, os produtos ganham mais visibilidade e interessados na sua compra. Quadros, caixas personalizadas e chaveiros são exemplos de trabalhos dos artesãos do Celarte que serão postos à venda no bazar. Outros acadêmicos poderão disponibilizar até mesmo produtos culinários, desde que sejam feitos com arte. A ideia é inovadora. “Os alunos da UNIGRAN tem carência de lojas de produtos para presente, por exemplo; muitos vem de fora e não tem tempo nem onde comprar. O espaço serve tanto para o aluno da comunidade acadêmica como para o conhecimento das obras produzidas no Celarte”, disse a professora Claudia. O Celarte, que abre o ateliê para ID_CURSOs específicos de Artes Visuais, funciona agora de segunda à sexta-feira das 13h às 17h, e é aberto ao público acadêmico da UNIGRAN. A data de inauguração do “Espaço Celarte” será definida em breve, mas a produção dos materiais é constante. Neste ano, já foram produzidas cerca de cem peças. Para a estagiária Luciana Costa Akaucevikius, o Espaço será importante para a divulgação do que fazem e, também, para novos aprendizados. “Trabalhando aqui, aprendemos técnicas novas, tendo oportunidade de desenvolver nossa criatividade”, disse ela. Além do Celarte, projeto de extensão iniciado em 2002, o ID_CURSO de Artes Visuais da UNIGRAN oferece ainda os projetos “Encontro com o Artista”, “Visita a Museus” e a “UniArte”, a maior exposição acadêmica de artes do Estado. Para mais informações sobre o Celarte, o telefone da Coordenação de Artes Visuais é (67) 3411-4138. (MC)