Mostra na UNIGRAN destaca trabalhos acadêmicos de comunicação.

Acadêmicos apresentaram 15 Projetos experimentais aos visitantes e avaliadores; que professores e profissionais convidados de agências de Dourados.
A II Mostra de Comunicação da UNIGRAN destacou na noite desta quinta-feira, 20, o potencial dos projetos experimentais dos acadêmicos do último semestre dos ID_CURSOs de Produção Publicitária e Jornalismo. A Mostra, um aporte prático do ensino universitário, destinou-se a divulgar a inovação dos futuros profissionais por meio dos trabalhos práticos de conclusão de ID_CURSO. Uma Comissão Julgadora de profissionais de Dourados avaliou os trabalhos e gostaram da qualidade técnica dos estudantes. “Acredito que o bom desempenho que eles apresentaram é o resultado da grande bagagem teórica que tiveram durante o ID_CURSO. Deu para perceber que eles estão preparados para o mercado de trabalho”, disse a relações públicas Clarice Zanoni Fontes, diretora da DZM Comunicação e Eventos, uma dos avaliadores dos projetos experimentais. A avaliação profissional foi realizada somente com os trabalhos dos estudantes de Produção Publicitária. Os de Jornalismo vão passar pela banca examinadora dos professores do ID_CURSO. Os Projetos Experimentais são atividades em equipes, chamados de “agências” no ID_CURSO de Publicidade e de “redações” no ID_CURSO de Jornalismo. Desenvolver uma campanha completa para um cliente real, com spot, outdoor, comercial de TV e outras mídias promocionais foi o desafio dos publicitários. A agência “Action Propaganda” fez a campanha institucional e promocional da empresa Yamanha, do segmento de motocicletas e motores. “Fizemos propaganda para o rádio, anúncios de jornal que foram veiculados na mídia”, disse a estudante Nislley Lara, uma das integrantes da agência. Com a campanha promocional, ela disse que a equipe decidiu em conjunto com o cliente que seria necessário lançar promoções para vender as motocicletas em estoque da linha 2008. “A iniciativa deu certo. Das 13 motos modelo TTR que tínhamos, nove foram vendidas depois do lançamento da campanha que teve início na primeira semana deste mês”, comentou a estudante. O grupo dela está responsável por trabalhar com a campanha publicitária da empresa durante todo o mês de novembro. Os projetos dos alunos foram ao encontro da expectativa dos clientes, e agradou a comissão avaliadora pela dedicação aos projetos. A jornalista e diretora da Paralela Comunicação, Irma Lupinetti, analisou a qualidade técnica dos trabalhos. “Todos os projetos foram bem-apresentáveis, completos, podemos perceber que realmente os estudantes estiveram fundamentados em pesquisa para desenvolver as atividades”, comentou. Uma das condições para entrar na Mostra é a viabilidade do projeto para o mercado da comunicação. O Programa de televisão “Alternativa Saúde” foi um dos trabalhos do ID_CURSO de jornalismo aceitos pela mídia, e que entrou na programação desta sexta-feira (21), no Canal 9 a cabo, a TV Grann Dourados. “Nossa proposta é um programa com duração de 20 minutos voltados à saúde. Para essa mostra fizemos três reportagens”, disse o acadêmico Abílio Pietramale. O grupo dele pretende buscar patrocínio e continuar com o programa. “Os diretores da televisão gostaram da proposta e aceitaram veicular nosso trabalho. Vamos agora ao encontro de investidores”, disse a acadêmica Daiane Garlet, que foi encarregada pela produção do programa “Alternativa Saúde”. O ID_CURSO de Produção Publicitária apresentou sete agências: Agência: Action Propaganda; cliente: Douramoto; Agência: Águia Comunicação; cliente: Maurão – Materiais para Construção; Agência: B. Up; cliente: Clínica de Beleza Espelho Meu; Agência: Clikidéias; cliente: Faculdade Teológica Batista Ana Wollerman; Agência: Flecha Comunicação; cliente: FV Comércio, Importação e Exportação de Cereais Ltda; Agência: Idéias Comunicação Publicitária; cliente: Fama Fest Buffet e, Agência: Viva; cliente: Lar Santa Rita. No Jornalismo foram destacados os projetos Caderno MS Teen; Programas Radiofônicos “A voz da cidadania” e “Momento Cultural”; Revista Especializada “Saúde e Cia”; Assessoria de Imprensa “Usina São Fernando”; Programa Televisivo “Alternativa Saúde”; Site “Mulher Dourada”; Jornal “Circulando”. (FV)