Visitantes do shopping recebem orientação de equipes do ID_CURSO de Nutrição.

Clientes do Shopping Avenida Center tiveram dicas de alimentação personalizada com os professores e acadêmicos da UNIGRAN, sábado.
Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, acadêmicos e professores do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN realizaram no sábado, no Shopping Avenida Center, projeto de extensão de orientação para uma alimentação saudável. Quem passava pelo hall de entrada principal do shopping era convidado a responder um questionário e medir o Índice de Massa Corporal (IMC), para identificar o hábito alimentar e receber dicas de atenção alimentar. Quem passou por lá aprovou. “Os nutricionistas vieram a reafirmar que eu devo ter uma alimentação adequada, com frutas e verduras. Eu reconheço que não dou a devida importância, mas irei seguir a recomendação porque quero melhor a qualidade de vida, começando pela alimentação”, afirma o aposentado Sérgio Cardoso. Além de fazer teste personalizado por meio de um questionário de 18 perguntas e do IMC, os visitantes puderam tirar dúvidas com os professores e acadêmicos. O estande da nutrição chamava a atenção pelos painéis que anunciavam a importância da alimentação saudável como prevenção à saúde. As atividades foram desenvolvidas das 14h às 20h. Muitas vezes as pessoas acham que uma alimentação saudável é muito diferente daquela consumida habitualmente, mas os alimentos e refeições tradicionais brasileira são saudáveis e saborosas. E foi essa dúvida que a dona-de-casa Maria das Graças tirou com os nutricionistas. A professora Miriam Pereira Soares explica que o prato mais típico de todas as regiões do país – arroz e feijão – é uma combinação nutricionalmente rica e adequada, porém devem estar acompanhada de hortaliças, leguminosos e cereais. Outro aspecto a considerar é a variedade de frutas que devem integrar as refeições diárias para torná-las mais saudáveis. E mesmo com a correria do dia-a-dia, intensa jornada de trabalho e compromissos, Miriam diz que é possível ter hábitos alimentares saudáveis, basta a pessoa ter o bom senso. “Muitos restaurantes oferecem uma rica alimentação, cardápio variado, devendo cada indivíduo administrar esses alimentos, não consumindo em grande quantidade”, observa. Em relação a dieta e a quantidade alimentar é necessário procurar um nutricionista para fazer uma avaliação completa e personalizada. A importância de um profissional para melhor atender e prescrever a alimentação correta foi destacada durante o projeto de extensão. A estudante do 8º semestre de Nutrição, Carla Adriani kraieuski, se forma este ano e observou que as pessoas têm dado atenção ao hábito alimentar. “Sabemos que elas se preocupam, porém existam ainda muitas dúvidas sobre os alimentos, e nós [nutricionistas], somos profissionais capacitados para ajudar a melDATA_HORAr a qualidade de vida das pessoas de forma geral”, analisa. Entretanto, o hábito alimentar começa na infância. É nos primeiros anos de vida que se deve dar total atenção às crianças. Miriam explica que é nessa fase da vida que os pais devem oferecer todos os ID_TIPOs de alimentos, com ênfase nas verduras e leguminosas, mas é necessário o acompanhamento para evitar o excesso. Outro fator que a professora considera importante é o local da alimentação, que deve ser calmo, de preferência longe da televisão. A Organização Mundial para a Agricultura e a Alimentação (FAO) estima que mais de 850 milhões de pessoas em todo o mundo são mal alimentadas e neste ano às atenções foram ainda mais acentuadas por causa do aumento do preço dos alimentos, dificultando ainda mais aquelas pessoas que passam fome ou que estão à beira da pobreza. As atividades de extensão do ID_CURSO de Nutrição são realizadas durante as programações de atendimento à comunidade realizada pela UNIGRAN. O ID_CURSO disponibiliza ainda o Núcleo de atendimento à população que tem direito à gratuidade em aconselhamento e programas nutricionais e de controle de peso. O telefone é 3411-4214. (FV)