Professora debate orientação vocacional com alunos do ensino básico.

Em iniciativa do Rotary Clube Água Boa, alunos de escolas de bairros da periferia participaram do ID_CURSO Profissões do Futuro.
Escolher o ID_CURSO certo para seguir a tão desejada carreira profissional. A professora Aletéia Henklain Ferruzzi, coordenadora do ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN, ministrou domingo palestra para 50 estudantes dos ensinos médio e fundamental de escolas de Dourados. A maioria deles participa de programas sociais, como o “Meu amanha”, que capacita jovens que buscam o primeiro emprego. A palestra foi realizada durante o ID_CURSO “Profissões do Futuro”, promovido pelo Rotary Clube Água Boa. A indecisão na DATA_HORA de escolher o ID_CURSO certo para prestar o vestibular ainda é um dos grandes obstáculos enfrentados pelos jovens. Como forma de orientá-los a descobrir o interesse e a aptidão por determinadas áreas da profissão, a professora Aletéia desenvolveu técnica de dinâmica. Os alunos colocaram no papel o que gostavam de fazer, as habilidades, como também tudo aquilo que não gostariam de realizar. Com a técnica, que aos alunos parecia uma simples brincadeira, a professora pontuou as áreas que eles poderiam atuar profissionalmente. Entretanto, como o tempo era curto e não se tratava de um teste vocacional, e sim uma orientação, Aletéia sugeriu que eles conhecessem de perto a atuação dos profissionais e pesquisassem sobre os ID_CURSOs, para desmistificar conceitos errôneos, a exemplo de que a Nutrição forma “cozinheiros”. “O profissional realizado dentro da profissão é aquele que será bem sucedido na vida pessoal e vai alcançar destaque na vida profissional”, alertou a professora. Para mostrar aos alunos o exercício das profissões, um vídeo institucional da UNIGRAN sobre as atividades dos ID_CURSOs, aulas em laboratórios e áreas de atuação foi apresentado para ampliar o conhecimento dos jovens sobre as profissões. Aletéia os convidou a conhecer a UNIGRAN, especificamente quando a instituição realiza o projeto “Casa aberta”, onde alunos de escolas de Dourados e região realizam visitas técnicas a Instituição. A UNIGRAN possui um projeto de “Orientação vocacional” realizado pelos acadêmicos do 5º ano de Psicologia e com a supervisão da professora Sílvia Mara Pagliuzo Muraki, desde 2006. As etapas são feitas em dez encontros, com 8 a 12 orientandos, e voltadas à dinâmica de grupo, entrevistas e realização de testes psicológicos. Neste ano 180 alunos foram atendidos. A assistente administrativa da UNIGRAN, Neuma Garcia, apresentou ainda as modalidades de bolsas de estudo oferecidas pela Instituição, como forma de auxiliar o acadêmico de baixa renda na oportunidade de garantir a tão desejada realização profissional. A Instituição é credenciada pelo governo federal, oferecendo do Prouni (Programa Universidade para Todos), pelo governo estadual, no Programa Vale Universidade, e pela Caixa Econômica Federal, no caso dos financiamentos estudantis. Além desses temas, os alunos participaram de várias outras atividades desenvolvidas pelo Rotary Água Boa. O ID_CURSO “Profissões do Futuro” teve duração de oito DATA_HORAs. (FV)