Congressistas apresentam pesquisas na Expocom.

Acadêmicos apresentaram 58 trabalhos científicos em cinco categorias, nesta sexta-feira, que concorrerem ao Intercom Nacional.
A sexta-feira foi de ansiedade e conquistas para os autores dos 58 trabalhos acadêmicos apresentados no Intercom 2008. Para o professor Afrânio Motta, coordenador de Jornalismo da UFMT, para muitos alunos de graduação, a apresentação de uma pesquisa é o momento em que se sentem verdadeiramente no mundo acadêmico. Neste sábado, último dia do Intercom Centro-Oeste 2008, as apresentações de trabalhos são das categorias de iniciação e inovações científicas em comunicação. “Fiquei muito feliz por meu trabalho ter sido selecionado para o Intercom. Confesso que fiquei um pouco nervosa durante a apresentação, mas o importante é que pude mostrar a minha pesquisa aos congressistas e relatar a eles um trabalho pouco conhecido pela sociedade, os palhamédicos que levam alegria aos hospitais”, disse a estudante de jornalismo, Luciana Brazil, da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande. Ela acompanhou o trabalho de voluntários na Santa Casa e no Hospital Rosa Pedrossian. “No jornalismo social é interessante vivenciar o trabalho realizado pelas pessoas para ter uma visão ampla”, comentou, avaliando a importância de discutir pesquisas científicas com estudantes e professores de várias universidades. O jornalista Renato Cirino, formado pela Universidade Federal de Goiás, apresentou o trabalho de conclusão de ID_CURSO, realizado no ano passado. Intitulado “Vox populi: reconhecimento da sabedoria popular”, a pesquisa é um videodocumentário desenvolvido nas cidades de Sobral e Fortaleza, no Ceará. O trabalho é uma abordagem social entre o conhecimento popular e científico no uso das plantas medicinais. ‘Foi difícil fazer o vídeo, levou seis meses para ficar pronto, mas quando se acredita em um sonho tem que ir atrás. Penso agora continuar estudando e trabalhar com pesquisas. O Intercom é uma oportunidade para seguir essa carreira”, comentou o congressista de Goiânia. "O Intercom é um intercâmbio estudantil, a gente têm a oportunidade de mostrar o nosso esforço com as pesquisas que desenvolvemos na academia", diz a estudante de Publicidade e Propaganda, Mônica Caroline Braunig, da Universidade Federal de Mato Grosso. Ela disse que participa pela segunda vez do Congresso, ano passado em Cuiabá, com outra pesquisa e, agora, na UNIGRAN, está ansiosa para que o trabalho apresentado "Planejamento Power Ponto" seja selecionado para o Intercom Nacional. "O interessante também do evento é que fazemos muitas amizades, temos a oportunidade de discutir o ensino e o mercado de trabalho com estudantes e professores de várias universidades, tudo isso enriquece o aprendizado", afirmou. (FV-JR)