Aula prática de topografia e confraternização encerram Semana Acadêmica Integrada

Após a aula teórica, acadêmicos demarcaram localidades no Parque de Exposições para estudos prático da área
Depois de quatro dias de seminários com os profissionais do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e de palestras específicas, a Semana Acadêmica Integrada da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra, ID_CURSOs de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e tecnologia em Produção Vegetal da UNIGRAN, encerraram o ciclo de palestras com aula teórica-prática de Topografia e de posicionamento de GPS (Sistema de Posicionamento Global). A aula foi realizada no sábado, no Parque de Exposições de Dourados, sendo marcada pela confraternização ente os ID_CURSOs, com direito a churrasco e música ao vivo. Reunidos na Casa da Agronomia, no Parque de Exposições, a palestra ministrada pelo professor Celso Itsuo Tarumoto iniciou às 8h30. Ele explicou a importância do topógrafo na utilização dos estudos de acidentes geográficos, assinalando que suas funções determinantes junto ao equipamento consistem em analisar as medidas de área e perímetro, localização, orientação e variações no relevo, para representá-las graficamente em cartas ou plantas topográficas. “A topografia é um instrumento fundamental para a implantação e acompanhamentos de obras em projetos de edificações, urbanizações e do movimento da terra”, explicou, dizendo que a partir dos estudos topográficos da área, o profissional projeta as ações. Sobre o GPS, a professora Flávia Roim, ensinou aos alunos a utilização do equipamento como orientador espacial, de modo específico, na utilização da agricultura de precisão. Ela explica que o GPS de navegação contribui com o agricultor no gerenciamento da propriedade. “Esse mecanismo envolve todas as fases do processo produtivo, desde o planejamento até a colheita para melhor utilizar os reID_CURSOs disponíveis, otimizando lucros e diminuindo os impactos ambientais”, comentou. Mediante dos equipamentos, que são do ID_CURSO de Agronomia, os alunos demarcaram algumas localidades do Parque de Exposições para fazer o levantamento de estudos práticos da área. Confraternização Logo após a aula prática, acadêmicos e professores se reuniram para a confraternização em um grande almoço na Casa da Agronomia. Com a participação em massa dos alunos, a festa se estendeu a tarde toda com a animação ao vivo. Segundo a diretora da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra e coordenadora do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo, Cynara Tessono Bono, a I Semana Acadêmica Integrada atingiu todos os objetivos esperados, resultado que culminará na união dos ID_CURSOs nos próximos eventos para continuar a debater os temas relacionados aos profissionais e alunos que fazem parte do mesmo Conselho, o CREA. (FV-CM)