Comitê de Pesquisa da UNIGRAN conquista aval da Conep.

Secretária Geórgia Borges (esq.) aponta que os benefícios de uma pesquisa para a sociedade é um dos principais critérios do CEP-UNIGRAN.
A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), por meio do ofício 533/2008, renovou o credenciamento do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIGRAN (CEP), o único da região sul do Estado. O Comitê analisa projetos de pesquisa da própria instituição e de outras universidades, visando à proteção dos direitos de sujeitos de pesquisa. Para os membros do CEP-UNIGRAN, a renovação representa uma conquista e um novo aval para continuarem o trabalho de orientação aos pesquisadores e de acompanhamento das pesquisas. Formado por professores pesquisadores das áreas de saúde, direito e das ciências humanas e sociais, o CEP-UNIGRAN foi homologado pela Conep, em 2004. Desde então, avaliou cerca 600 projetos de graduação e de pós-graduação, inclusive, de outras universidades do Estado e do país. Suas funções compreendem a revisão dos protocolos de pesquisa, cabendo ao órgão responsabilidade primária por decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida na Instituição, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos participantes voluntários. O CEP da UNIGRAN tem a atribuição de receber denúncias e requerer apurações, acerca de possíveis infrações às normas de pesquisa com seres humanos, animais ou meio ambiente. O Comitê exerce ainda papéis consultivo e educativo, fomentando reflexões em torno da ética na ciência, em atividades com os acadêmicos, das quais se destacam o projeto de extensão em “Ética e Pesquisa” e o “Plantão de Dúvidas”, que contribuem com iniciação científica dos estudantes e com a qualidade dos trabalhos de conclusão de ID_CURSO, por exemplo. Para a secretária-executiva do Comitê, Geórgia Borges, o aval da Conep foi possível em virtude desse histórico. “Todo o histórico do trabalho e do compromisso da Coordenação do Comitê permitiu que as pesquisas fossem realizadas de forma consciente, atendendo a todos os preceitos éticos”, comentou a professora. Ela explicou que reuniões semanais da equipe e a participação de membros de outras instituições contribuem com o planejamento do CEP, que dispõe de toda a infra-estrutura necessária ao seu funcionamento. A secretária conta que o trabalho é desenvolvido junto às Coordenações de ID_CURSOs da UNIGRAN, com a finalidade de orientar professores e acadêmicos na elaboração dos projetos. Todo esse processo, segundo ela, implica na qualidade da pesquisa. Os pesquisadores têm as orientações de acordo com as diretrizes nacionais, e são assessorados do início ao término da pesquisa. Ao final, eles precisam submeter o relatório final da pesquisa ao CEP, para aprovação do trabalho. “Entre as diretrizes mais avaliadas, estão os benefícios que a pesquisa pode trazer para a sociedade”, destaca Geórgia Borges, que observa que, depois da implantação do CEP na UNIGRAN, podem-se perceber muitas melhorias nas pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos. As normas da Conep determinam que os Comitês de Ética em Pesquisa do país sejam reavaliados a cada três anos, com vistas à renovação de credenciamentos. (FV-JR)