UNIGRAN participa de consórcio que vai criar núcleo tecnológico voltado para os biocombustíveis.

Representantes da UNIGRAN (Rosa De Déa – no centro), Aced, Sindicato Rural e de duas empresas definiram ontem protocolo de criação do núcleo.
Em reunião na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), nesta terça-feira, a reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa, assinou o protocolo de intenções que formaliza parceria com a Aced, Sindicato Rural de Dourados e duas empresas privadas para a criação de um centro de desenvolvimento de tecnologias e de capacitação de trabalhadores para os setores de açúcar e álcool, biodiesel e outros biocombustíveis que estão em crescimento em toda a região sul do Estado. A UNIGRAN é pioneira no desenvolvimento de pesquisas com biodiesel, em Dourados, e participa do convênio, prestando apoio pedagógico no planejamento e na realização de ID_CURSOs de formação técnica. A Instituição trará professores especializados para ministrar os ID_CURSOs e colocará à disposição do consórcio as suas estruturas de ensino e pesquisa. Dessa forma, segundo o diretor da Aced Domingos Venturini, o trabalhador não precisará buscar fora a qualificação que precisa. “Em termos de benefícios, os ID_CURSOs vão formar e recapacitar mão-de-obra local, para as empresas não necessitarem trazer trabalhadores de outras regiões; hoje, um dos maiores problemas que as indústrias têm aqui é a falta de mão-de-obra qualificada, não esquecendo que a gente não vai atender só a indústria, mas também o comércio e o setor de serviços”, explicou Venturini. Ele disse que novos parceiros também poderão entrar para o consórcio, cujo protocolo estabelece que os ID_CURSOs a serem oferecidos, linhas de pesquisa, o estatuto social e o próprio nome sejam definidos até abril de 2008. Além da professora Rosa De Déa e do contabilista Domingos Venturini, assinam o protocolo de intenções, o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, e os representantes das empresas Petrobio Energia Reciclável S.A., Fernando Sério Belleza, e Mirah do Brasil – Planejamento, Indústria e Comércio, Luis Cláudio Bonifácio da Silva. A reunião que definiu o protocolo de criação do provisoriamente chamado Centro Tecnológico de Biocombustíveis de Dourados contou ainda com as presenças da diretora de eventos da Aced, Ely Oliveira Semmelroth, do gerente do Projeto Biodiesel da UNIGRAN, Mário De Déa, e de Móises Marques, técnico da Petrobio. (JR)