Alunos concluem disciplinas de Direito Ambiental e Agrário com aula de campo.

Turmas de 4º ano visitaram Sítio-Escola de Jateí, para conhecer exemplos de devastação e de recuperação ambientais.
O meio ambiente foi o principal tema da aula de campo que os acadêmicos do quarto ano de Direito da UNIGRAN tiveram sábado, em Jateí, no fechamento das disciplinas de Direito Ambiental e Direito Agrário. A aula foi realizada no Sítio-Escola de Jateí, uma área de preservação ambiental de 30 hectares, mantida pela prefeitura do município. A visita foi feita a convite do secretario municipal de Educação, João Paulo Lacerda da Silva, e do prefeito do município, Eraldo Leite. Os projetos de recuperação da área foram retomados na atual administração para servirem de modelo de sustentabilidade para os produtores da região. Os estudantes andaram pela área e conheceram os trabalhos conduzidos por biólogos e um engenheiro florestal para recuperação das matas do Sítio, que foram quase totalmente destruídas para a exploração agrícola e pecuária sem planejamento ambiental. O objetivo é desenvolver atividades rurais sem agredir o meio ambiente. A aula de campo deu aos professores oportunidade de explicar as legislações ambientais, tendo exemplos práticos como argumento daquilo que é estudado na teoria. “Esse ID_TIPO de evento é muito interessante, porque nós aprendemos, na prática, o que foi visto apenas em aulas teóricas”, disse o acadêmico Amarildo Antônio Nogueira, entusiasmado com a aula prática. A professora de Direito Ambiental e coordenadora do ID_CURSO, Noemi Mendes Siqueira Ferrigolo, também falou sobre evento, e destacou que o direito e a justiça só têm validade e importância quando aplicados na prática, em benefício das pessoas. Fora disso, são somente idéias. “Quando o fato jurídico é concreto é que se podem aplicar as leis e, nesse encontro, os acadêmicos tiveram a possibilidade de repassarem, na prática o que foi aplicado em teoria, na sala de aula”, falou a professora. Na segunda parte da aula, os acadêmicos assistiram a duas palestras, no Centro Social João Quelé Ramos, com o engenheiro florestal Bernardino da Costa Bezerra e com a diretora da Escola, Antonia Marcília Lacerda, sobre combustíveis renováveis e assentamentos agrários. Para o professor de Direito Agrário, Robson Moraes, outro objetivo também foi alcançado na aula. “Era despertar nos futuros bacharéis o interesse por projetos de extensão, tendo algo mais do que nas salas de aulas”, disse o professor, que defende o envolvimento dos acadêmicos em atividades de extensão junto à comunidade, nesta área do Direito. (AV – JR)