Estudantes da Faculdade de Saúde participam da oficina “Transforma SUS”.

Estagiários de quatro ID_CURSOs iniciaram, hoje, treinamento que objetiva a melhoria do atendimento nas unidades do SUS em Dourados.
Alunos dos ID_CURSOs de Fisioterapia, Farmácia, Nutrição e Enfermagem iniciaram, nesta quinta-feira, a participação em um projeto da Secretaria Municipal de Saúde, integrado com a Faculdade de Saúde da UNIGRAN, que visa à melhoria do atendimento aos usuários do SUS (Serviço Único de Saúde). Na primeira das três etapas da oficina, os participantes discutiram as diretrizes do SUS e os procedimentos adotados nos postos de saúde e hospitais, que iniciam no momento em que um paciente marca uma consulta ou exame. Segundo a encarregada da oficina “Transforma SUS”, a psicóloga Cristhie Rodrigues, o meio de alcançar as metas de melhoria na qualidade dos serviços é fazer a aproximação entre a teoria e a prática. A idéia é aplicar o conhecimento acadêmico na rotina das unidades de saúde do Município e, da prática, refletir sobre as experiências e vivências nos serviços prestados à população. Outra idéia é gerar conhecimento, por intermédio da pesquisa e da observação da realidade. “Essa transformação é um trabalho da Secretaria de Saúde que as universidades estão incorporando como projetos de extensão, para que a gente possa, com os acadêmicos, fazer essa transformação e que os estagiários todos possam também ser transformadores”, disse Cristhie. Na segunda fase da capacitação, os estagiários da UNIGRAN que atuam nos postos de saúde de Dourados deverão ainda conhecer as particularidades dos bairros onde estão atuando e o perfil da população. O objetivo é identificar as especificidades de cada posto de saúde e melDATA_HORAr as rotinas de atendimento aos usuários do SUS, conforme explicou a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIGRAN, professora Adriana Mestriner. “Os alunos estão vendo a realidade, e o objetivo dessa parceira com a Secretaria Municipal de Saúde é integrar a teoria do Sistema Único de Saúde com a prática que eles estão vivendo nos estágios. O nosso intuito é que os profissionais da saúde resgatem o cuidado com a população, coisa que alguns acabam esquecendo: o profissional tem que ver o lado do cidadão, tem que auxiliar a comunidade”, comentou a professora. Adriana Mestriner explicou que, na segunda fase, os alunos farão a problematização dos locais onde estão estagiando, propondo soluções de melhorias e realizando, eles próprios, ações educativas juntamente com os supervisores de suas áreas. Campanhas de conscientização visando à prevenção de doenças são exemplos de ações que deverão ser propostas pelos alunos aos supervisores. No terceiro momento, eles apresentarão em plenário formado por profissionais e outros acadêmicos da área de saúde os resultados das ações, devendo divulgar se funcionaram ou não e por que, eventualmente, não atingiram os objetivos. Os alunos de Psicologia e de Serviço Social da UNIGRAN deverão também participar da oficina “Transforma SUS”.