Núcleo de Nutrição da UNIGRAN ensina a melDATA_HORAr hábitos alimentares.

Participante de grupo de obesos confere perda de peso entre uma e outra reunião no Núcleo que presta atendimento ao público carente.
O sobrepeso estava fatigando o motorista Sidnei Ferreira Campos, de 34 anos. Depois de algumas DATA_HORAs ao volante de um ônibus, ele sentia cansaço e falta de ar. Mas aplicando o que ele está aprendendo sobre educação alimentar, no Núcleo de Nutrição da UNIGRAN, Sidnei conta que já perdeu quatro quilos, e sem sofrimento. “Eu comia o dia inteiro, a qualquer DATA_HORA. Motorista onde pára, come. Agora, estou comendo nas DATA_HORAs certas, não estou comendo muito, porque eu mastigo mais devagar, como com mais calma, não com aquela pressa. Então, eu demoro mais e como menos”, disse o integrante de um dos Grupos formados no Núcleo para atender a quem precisa emagrecer e equilibrar sua alimentação. O Núcleo de Nutrição da UNIGRAN presta atendimento gratuito, individual e em grupos, a gestantes, crianças, pessoas com excesso de peso e àquelas que têm restrições alimentares devido a problemas médicos, como os portadores de diabetes. A coordenadora do Núcleo, nutricionista Rita de Cássia Dorácio Mendes, explica que os atendimentos têm o objetivo de melDATA_HORAr a qualidade de vida das pessoas, por meio da saúde. O trabalho se baseia na orientação clínica individualizada, educação e reeducação alimentar. “Qualquer projeto de saúde começa pela alimentação e nenhuma patologia é tratada, unicamente, com medicação. Quanto melhor o estado nutricional, melhor a recuperação; então, não há como pensar em saúde sem nutrição”, diz a professora. Para os diabéticos, por exemplo, um acompanhamento feito nessa abordagem pode representar o fim de um drama diário. O que comer no meio de tantas restrições? No Núcleo, o Grupo que se reúne às terças-feiras, à tarde, aprende a escolher e a combinar alimentos, conhecem as melhores opções de preparo de doces, com adoçantes, para ter uma alimentação que também dê prazer. A professora Rita Dorácio ensina que a alimentação deve ser saudável e prazerosa. “O diabético adota uma postura assim: ele tem muitas coisas proibidas, mas nunca sabe lidar com o permitido. Não é porque ele tem diabetes que a alimentação tem que ser horrível”, observa a professora. O prazer por refeições adequadas à saúde pode ser aprendido. O trabalho desenvolvido pelos estagiários de Nutrição em escolas de Educação Infantil e no Grupo de Crianças, que se reúne às quartas-feiras, no Núcleo da UNIGRAN, ensina às crianças pequenas o valor dos alimentos e os bons hábitos alimentares, como respeitar horários e mastigar corretamente. Crianças que estão acima do peso nesses grupos começam a emagrecer naturalmente. Contudo, o objetivo, segundo a coordenadora do Núcleo de Nutrição, é formar adultos que saibam comer bem, preservando a sua saúde e o peso. Em relação às gestantes, o papel dos estagiários e professores do Núcleo é orientar as mulheres quanto as próprias necessidades nutricionais – vitaminas, proteínas e outros nutrientes –, bem como as do filho que vai nascer. Eles também dão ênfase nos processos de lactação e aleitamento, a fim de que as mães não desistam cedo de dar o peito ao bebê. O Núcleo de Nutrição da UNIGRAN fica na Rua Antônio Emílio Figueiredo, esquina com a Avenida Presidente Vargas. O telefone é (67) 3427-0164. O Núcleo de Nutrição integra o complexo onde também funcionam os núcleos de extensão e estágio supervisionado dos ID_CURSOs de Direito, Psicologia e Serviço Social. Os atendimentos em todas essas especialidades são destinados a pessoas de baixa renda, e dependem de encaminhamento do Serviço Social.