Professora de Direito capacita alunos a falar bem em público.

Em ID_CURSOs práticos de oratória, a profª. Noemi (esq.) tem revelado talentos e ajudado alunos a vencer a timidez de falar em público.
O “dom da palavra”, como se usa dizer, é dos advogados, certo? Não. Todo profissional deve se preocupar em transmitir segurança ao falar a um público, ao dar entrevista ou qualquer outra situação social. Guardadas as proporções, comunicar-se de forma clara e segura é importante num tribunal de júri tanto quanto numa reunião de trabalho. Por essa razão, não só acadêmicos de Direito, mas também os de outras áreas preencheram as 50 vagas oferecidas pela UNIGRAN no ID_CURSO “Oratória: Voz, Gestos e Posturas” que foi promovido pelo ID_CURSO de Direito, neste final de semana. Em quatro anos, este foi o 5º ID_CURSO de oratória ministrado pela professora Noemi Mendes Siqueira Ferrigolo, diretora da Faculdade de Direito. Ela lembrou que, em todas as graduações, exige-se a apresentação oral de monografias e de trabalhos finais de graduação e de dissertações. Para muitos estudantes, esses momentos decisivos causam tensão e timidez. No ID_CURSO de oratória deste ano, o objetivo principal foi ajudar os participantes a superar esse medo. O ID_CURSO tem a base teórica em renomados autores na arte de falar em público e nas áreas de comunicação, neurolingüística e fonoaudiologia. Mas é o exercício de todas as teorias que faz do ID_CURSO um verdadeiro treinamento. “A grande didática do ID_CURSO é que nós trabalhamos com pouca teoria e muita prática, 70% é de prática”, disse a instrutora. A professora Noemi Ferrigolo é, também, promotora do conID_CURSO anual de oratória, que acontece durante a Semana Jurídica da UNIGRAN, desde 2001. De lá para cá, ela tem revelado diversos talentos nessa arte, entre os acadêmicos da Instituição. O auxiliar dela no ID_CURSO – o formando em Direito Márcio Ricardo Benedito – é um dos melhores exemplos. Ele é um dos alunos da Instituição que já se destacaram em várias competições estaduais de oratória. Contudo, o ID_CURSO básico realizado na sexta-feira e no sábado passados esteve menos focado na argumentação jurídica, e mais no aperfeiçoamento daquilo que é natural nas pessoas: a capacidade de se comunicar. “Mesmo com todos os instrumentos da tecnologia, a peça mais perfeita de comunicação é a pessoa; ela tem os instrumentos mais perfeitos para a comunicação”, disse a professora Noemi Ferrigolo.