Acadêmicas da UNIGRAN trabalham em equipes da Funasa, contra a desnutrição.

Estudantes contribuíram nas avaliações de saúde de 499 crianças indígenas de quatro aldeias de Amambaí, no sábado.
Sete acadêmicas do 4º ano de Nutrição da UNIGRAN desenvolveram um trabalho de estágio de grande relevância social, neste sábado. Na foto, da esquerda para a direita, Daniela Bitencourt, Simone Fernandes, Viviane Fabri, Jaqueline Pezzini, Fernanda Inareja, Letícia de Freitas e Juliana Barros integraram o mutirão de saúde, na área indígena de Amambaí. O mutirão, que foi organizado pelo Departamento de Saúde Indígena (Desai), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), contou com médicos, enfermeiros e nutricionistas, além das estagiárias aqui da Instituição. A força-tarefa contra a desnutrição envolveu mais de 30 pessoas, sob a supervisão do diretor do Desai, Alexandre Padilha. Cada uma das estagiárias da UNIGRAN atuou em uma equipe multiprofissional, averiguando o peso e a estatura de 499 crianças das Aldeias Limão Verde, Jaguari, Guaimbé e Amambai. Os médicos e nutricionistas investigaram sintomas de desnutrição e de outras doenças nas crianças. Três delas foram internadas em hospital e duas foram colocadas em observação. Os dados obtidos nessa pesquisa foram encaminhados a Brasília, onde serão tabulados, para fins de comparação com novos levantamentos que deverão ser feitos mensalmente, daqui para frente. Na análise prévia dos dados, observa-se que a desnutrição infantil nas Aldeias de Amambai não é epidêmica, mas, na impressão das acadêmicas da UNIGRAN, “há muitas crianças no limiar da doença”, conforme relatou Jaqueline. As estudantes - que puderam conhecer mais de perto a realidade da questão indígena – avaliam que para conter essa ameaça, deve-se iniciar ações de educação alimentar nas aldeias, com foco no melhor aproveitamento dos alimentos, tanto dos reID_CURSOs de que já dispõem, como a abóbora (que os índios geralmente rejeitam), quanto das cestas-básicas que recebem. “Por exemplo, as índias costumam cozinhar todos os alimentos juntos – feijão e arroz, tudo na mesma panela (o feijão fica duro) -, e quando cozinham o fubá, usam todo o pacote de uma vez, aí sobra comida e estraga”, observa Simone.