Alunos de Fisioterapia organizam festa junina para pacientes da "melhor idade".

Depois de desfilar pela UNIGRAN, integrantes de projeto que completa 3 anos dançaram quadrilha e festejaram com os acadêmicos.
Os quase quarenta idosos que são atendidos pelos acadêmicos do 3º ano de Fisioterapia às segundas-feiras, por intermédio do projeto “Atividades Fisioterápicas na Melhor Idade”, realizaram nesta manhã uma festa junina que se espalhou pela UNIGRAN. Dançando e cantando, pacientes e estudantes vestidos a caráter para o “casamento na roça” percorreram as dependências da Instituição, levando alegria e descontração. No Ginásio, a festa continuou com a tradicional Quadrilha e brincadeiras que estreitaram a amizade entre todos os participantes. “Eles têm muito a passar para a gente; são pessoas muito carentes, mas são muito felizes também”, disse a estagiária do ID_CURSO de Assistência Social que atua na Clínica de Fisioterapia, Enedir Palombo Macena. A festa organizada pelos acadêmicos se repete anualmente, desde o primeiro ano desse projeto de extensão e estágio que é voltado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com mais de 50 anos de idade. “É o terceiro ano desse projeto que trabalha não só o aspecto físico, como também o social”, disse o professor José Ronaldo Veronesi Junior, coordenador da Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIGRAN. Ele falou que, assim como na programação semanal de atividades de fortalecimento muscular, que os acadêmicos desenvolvem com os idosos, todos os exercícios têm fundamentos fisiológicos. “A dança trabalha, por exemplo, não só o aspecto social, mas acaba sendo também um exercício respiratório, com atividade muscular; então, tudo isso que acaba trazendo um envolvimento físico e mental para eles chama-se qualidade de vida”, explicou o professor (fotos: Katiuscia Oliveira).