ID_CURSO de Biomedicina mobiliza-se em campanha de auxílio ao Hemocentro.

Profª Patrícia Lins, em entrevista à repórter Lia Nogueira: ID_CURSO conta com valiosa ajuda da televisão na campanha em favor da doação de sangue.
Acadêmicos dos quatro anos do ID_CURSO de Biomedicina começaram 2004 engajados na campanha de auxílio ao Hemocentro Regional, que abastece hospitais de Dourados e de mais 20 cidades do sul do Estado. Desde o primeiro ano, os estudantes têm se preocupado em incentivar as pessoas a doarem sangue, contribuindo em campanhas como a que iniciaram em fevereiro, junto à comunidade acadêmica da UNIGRAN. Antes de saírem a campo, eles debateram as estratégias de ação com os profissionais do Hemocentro, em palestra realizada no dia 12. Uma das conclusões obtidas foi a da necessidade de se eliminar os tabus que cercam a doação. “Há, ainda, muitos mitos a respeito do assunto, que inviabilizam um maior número de doações de sangue”, disse a coordenadora de Biomedicina, professora Patrícia da Silva Lins. Divididos em grupos, os estudantes da turma de 3º ano de Biomedicina estão percorrendo as salas de aula e esclarecendo dúvidas de alunos dos outros ID_CURSOs acerca do processo de doação. O objetivo é sensibilizar o maior número possível de pessoas para a importância da manutenção dos estoques de sangue nos hospitais. Como suporte desse trabalho, eles criaram anúncios, foram à TV e aos jornais e afixaram faixas em vários pontos da Cidade. No térreo do prédio 2, o ID_CURSO montou uma exposição de cartazes explicativos, desmistificando as idéias errôneas acerca da doação de sangue, e está cadastrando doadores em potenciais, para encaminhamento ao Hemocentro. A professora Patrícia Lins disse que o intuito dos acadêmicos é manter a campanha ao longo do ano e que ela não seja lembrada apenas em seu lançamento, “como tantas outras”, frisou: “Esses acadêmicos, por pertencerem à área de Saúde, têm, por excelência, grande responsabilidade na promoção da saúde coletiva. Desta maneira, eles são agentes de propagação e de conscientização sobre o tema, informando aos demais acadêmicos da UNIGRAN e, posteriormente, à comunidade, sobre a importância do ato de doar sangue”.