ID_CURSO de Nutrição inicia projeto de extensão para cozinheiros de escolas e hospitais.

Acadêmicas de Nutrição estão reforçando informações sobre higiene e conservação dos alimentos em cozinhas de alta produção.
A responsabilidade dos cozinheiros sobre a saúde de crianças em escolas e creches e de pacientes internados em hospitais levou o ID_CURSO de Nutrição a desenvolver um projeto de difusão de boas práticas de higiene nas cozinhas desses estabelecimentos. O projeto teve início na Escola Municipal Clori Benedetti e no Hospital Santa Rosa – com as acadêmicas Taciane Silva Dauzacker Reis, Mirele Aparecida Schwenber Loureiro e Kátia Jeanlupi – e terá continuidade em outras escolas e hospitais de Dourados, segundo informou a orientadora do projeto, cuja meta é abranger pelo menos 70% das Escolas de Dourados. “Queremos reforçar a idéia de higiene sobre a manipulação de alimentos; ou seja, é um esforço de conscientização para se evitar a veiculação de doenças”, disse a professora de Microbiologia e coordenadora do ID_CURSO de Farmácia, Adriana Mary Mestriner Felipe. Basicamente, o projeto é uma atividade de extensão que consiste em ações educativas e palestras com informações práticas sobre processamento e conservação de alimentos e orientações sobre a higiene pessoal e a limpeza do ambiente de trabalho. Na Escola Municipal Professora Clori Benedetti de Freitas, as cozinheiras preparam cerca de mil refeições por dia. Embora experientes, elas tiraram proveito dos ensinamentos. “Tem coisa que a gente acha que é normal e vai ver, não é”, disse Elza Cosma Martins, ajudante de cozinha na Escola faz cinco anos. “Para a nossa Escola, essa visita é de suma importância, porque nós temos que estar presentes nas ações mais novas que surgem e sempre vamos estar em parceria com a UNIGRAN, que é referência em nossa região”, aprovou o diretor Jair Silveira de Almeida.