Manejo, Fertilidade de Solos e Nutrição de Plantas
Investimento R$ 389.00
Duração e Periodo 12 meses
*Valor da mensalidade com desconto de pontualidade válido somente para pagamento até o dia 15 de cada mês.
Profissionais Graduados que Atuem, ou Tenham Interesse em Atuar, na Produção Agrícola e Que Necessitem Capacitação Técnica Para Atuação Profissional.
O Egresso do Curso Estará Apto a Trabalhar com Agricultura Moderna e Eficiente, que Exige Profissionais Capacitados e Atualizados Quanto Ao Manejo da Fertilidade do Solo e suas Consequências da Nutrição e Produtividade das Plantas
Os Conteúdos Envolvem as Características Químicas do Solo e sua Influência no Crescimento e Produtividade das Plantas, Aquisição de Nutrientes pelas Plantas e suas Funções, Diagnose da Fertilidade do Solo e da Nutrição das Plantas, a Aplicação de Nutrientes no Solo e a Ação Sobre a Planta em Sistemas de Alta Produtividade, o Transporte de Nutrientes para Cidade nos Alimentos até a Geração de Resíduos Orgânicos e Questões Ambientais Relacionadas à Aplicação de Nutrientes: Qualidade Da Água (Eutrofização), Agricultura Ecológica e Segurança Alimentar.
PROFESSORES CONVIDADOS

Maria Aparecida do Nascimento dos Santos
Currículo: Doutora em Ciência do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e em Agronomia (2010) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Professor: Shaline Séfara Lopes Fernandes
Currículo: Possui graduação em Agronomia pela Faculdade Anhanguera de Dourados (2010), mestrado em Biologia Geral pela Universidade Federal da Grande Dourados (2013) e doutorado em Recursos Naturais da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (2017), atuando principalmente nos seguintes temas: florística, fitossociologia, sistemas agroflorestais, serviços ambientais e restauração de áreas degradadas. É membro do Grupo de Estudos em Recursos Vegetais (GERV).

Professor: Rodrigo Kelson Silva Rezende
Currículo: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2003). Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq desenvolvendo seus trabalhos nas áreas de Cultura de Tecidos de Plantas e Anatomia Vegetal. Obteve seu título de Mestre em Fisiologia Vegetal em 2005 pela mesma Universidade, trabalhando com Cultura de Tecidos de Plantas e Biologia Molecular. Concluiu seu Doutorado em Fisiologia Vegetal (UFLA) em 2008, trabalhando com Transformação Genética de Plantas. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), lotado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). É Coordenador do Programa de Pesquisa e Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA/UFGD) e do projeto "Programa Plurianual Integrado de PD&I em Cana-de-Açúcar (PLURICANA/FINEP/UFGD)". Coordenou o projeto "RIDESA: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Aplicados ao Setor Sucroalcooleiro (FINEP/RIDESA/UFGD)". Suas principais áreas de atuação são: Biotecnologia e Fisiologia Vegetal, Cultura de Tecidos de Plantas, Biologia Molecular, Cana-de-Açúcar e Fruticultura do Cerrado.

Professor: Carla Eloize Carducci
Currículo: Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal da Grandes Dourados, MS (2008). Mestrado em Ciência do solo (2010) e Doutorado em Ciência do Solo (2013) com período de doutorado sanduíche (2011-2012) na University of Guelph (U of G) Guelph, ON, Canadá. Professora Adjunto A da Universidade Federal da Grande Dourados (2017) foi professora Adjunto A da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus de Curitibanos (2013-2017), Professora do Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais-PPEAN/UFSC desde 2016 onde ministra as disciplinas de o solo nos ecossistemas agrícolas e naturais e interface solo-planta-atmosfera. Professora e membro do colegiado delegado do Programa de Pós-graduação em Agronegócio/UFGD desde agosto/2018, onde ministra a disicplna de sistemas conservacionistas e agroecológicos. Foi membro da Câmara de Pesquisa-UFSC e do Conselho de Unidade CBS/UFSC. É editora de sessão e chefe da revista Agrarian/UFGD. Participante do grupo de pesquisa: Pedologia e qualidade ambiental - UFLA, Agricultura Conservacionista - UFSC/campus de Curitibanos. Tem experiência na área de Ciência do Solo, com área de concentração em: Recurso Ambientais e Uso das Terras, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo agrícola, índices de qualidade estrutural, critérios para avaliação de sistemas radiculares, resistência mecânica, água no solo, modelagem matemática, análise de imagem 2D e tomografia computada de raios-X.

Professor: Marcos Antonio Camacho da Silva
Currículo: Possui graduação em Agronomia (1999) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, atualmente Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD), mestrado em Agronomia-Ciência do Solo (2002) e doutorado em Agronomia-Produção Vegetal(2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus de Jaboticabal). Fez pós-doutorado na Facultad de Ciencias da Universidad de Granada (Granada-Espanha) (2011) e no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) (2012/2013). É professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS - Campus de Aquidauana) atuando no curso de graduação em Agronomia e no programa de pós-graduação em Agronomia-Produção Vegetal, possuindo mais de uma centena de orientações/supervisoes concluídas, incluindo graduandos e pós-graduandos. Possui mais de uma centena de produções bibliográficas, além das atividades técnico-científicas, onde interagiu com mais de 300 colaboradores, envolvendo diversas instituições (nacionais e internacionais). Atualmente é revisor científico de 13 períodicos, atua como consultor em projetos de pesquisa junto a UEMS, UNEMAT, UFGD, FUNDECT, FACEPE e EMBRAPA, avaliador de cursos de graduação pelo INEP e coordena projetos com financiamentos da FUNDECT, FINEP e CNPq. Tem experiência em administração e gestão universitária/científica (Chefe de Núcleo de Pesquisa e da Divisão de Pesquisa/PROPP-UEMS, coordenador-adjunto da graduação em Agronomia e coordenador do PPG em Agronomia-Produção Vegetal) e atua ativamente em vários colegiados, comitês e comissões, ressaltando-se que foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UEMS) e do Conselho Universitário (COUNI/UEMS). É conselheiro do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (2007/2008, 2016/atual). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, especialmente Fertilidade do Solo, Adubação e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição e adubação do algodoeiro, eficiência no uso de nutrientes em sistemas agrícolas, manejo no uso de fertilizantes e corretivos em culturas de interesse econômico.

Professor: Julio Cesar Salton
Currículo: Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1980), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Centro de Pesquisa Agropecuária do Oeste), professor credenciado pela CAPES para Programa de Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) na Universisdade Estadual de Mato Grosso do Sul, e professor Titular da Unigran nos cursos de Tecnologia em Produção Agrícola, Tecnologia em Agronegócio e de pós-graduação Latu-Sensu. Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Solo, Pesquisa Agropecuária Brasileira, entre outras. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, rotação de culturas, sistemas de produção, integração agropecuária e cobertura do solo.

Professor: Cesar Pedro Hartmann Filho
Currículo: Engenheiro Agrônomo e Mestre em Agronomia, Doutorado em Agronomia, também pela UFGD. Atua principalmente na área de produção e tecnologia de sementes, com conhecimento específico nas subáreas de secagem, armazenamento e beneficiamento de sementes.

Professor: Elaine Reis Pinheiro Lourente
Currículo: Possui graduação (1998) e Mestrado em Agronomia (2003) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Grande Dourados e atua na área de Ciência do solo com ênfase em Manejo e conservação do solo e da água, qualidade do solo em sistemas integrados de produção agropecuária e microbiologia do solo.
Disciplina: Fertilidade do Solo
Professor: Mateus Luiz Secretti
Currículo: Coordenador e professor da Agronomia no Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Doutor em Produção Vegetal, pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2013-2017), com pesquisa intitulada em: "Aporte de carbono ao solo por sistemas de monocultura, sucessão e rotação de culturas", bolsista CAPES. Com Mestrado em Tecnologias de Produção Vegetal no Cerrado e no Pantanal (2011- 2013) obtido com a pesquisa "Caracterização e classificação de solos de campos nativos no Nordeste do Espírito Santo", pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, bolsista CAPES. Com graduação em Agronomia (2006-2010) pela mesma universidade.

Professor: Euriann Lopes Marques Yamamoto
Currículo: Doutora em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2018). Mestre em Fitotecnia (Agricultura Tropical) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2014). Engenheira Agrônoma graduada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009), campus universitário de Tangará da Serra - MT. Tem experiência na área de Agronomia com ênfase em Melhoramento Genético de Plantas e Análises Genético-Estatísticas, atuando principalmente nas áreas: Interação Genótipos x Ambiente, Análise Estatística Espacial, Análise Multivariada, Genética Molecular Vegetal, Fitotecnia e Estatística.

Professor: Fabio Henrique Cardoso Leite
Currículo: Possui graduação em Filosofia - Faculdades Salesianas de Lorena (1996) tem especialização em Metodologia do Ensino Superior - UNIGRAN (2001) e mestrado em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atualmente é professor titular do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Plena, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética e bioética, sociologia e metodologia científica. Autor de cinco (2007, 2008, 2009, 2 livros em 2011 e 2015) livros de Metodologia Científica. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. Coordenador dos Cursos: Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior, Segunda Licenciatura em Pedagogia e Filosofia.

*Alguns professores convidados poderão ser substituídos devido ao calendário/disponibilidade de cada um.
Quinzenal
Sexta-feira (Noite)
Sábado (Manhã e Tarde)
Disciplina Horas
Adubos e Adubação 30
Fertilidade do Solo 45
Física do Solo 30
Fisiologia Vegetal 30
Gênese e Classificação dos Solos 30
Manejo e Conservação de Solo 45
Metodologia Científica / TCC 30
Microbiologia do Solo 30
Nutrição Mineral de Plantas 30
Planejamento e Análises Experimentais 30
Química do Solo 30
Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Mateus Secretti

(67)3411-4152

(67) 3411-4114

denis@unigran.br

Horário de atendimento

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran