UNIGRAN oferece o 1º ID_CURSO de pós-graduação na área de Fisioterapia.

ID_CURSO será de Especialização em diagnóstico e tratamento de afecções na coluna vertebral, que não são raras entre os brasileiros.
A UNIGRAN está com as inscrições abertas para o primeiro ID_CURSO de pós-graduação em Fisioterapia da Instituição. A Especialização em “Diagnóstico Cinesiológico-Funcional e Técnicas em Afecções da Coluna Vertebral” tem um enfoque interdisciplinar que proporcionará ao fisioterapeuta uma profunda atualização técnico-científica, aperfeiçoando seus diagnósticos e prognósticos acerca dos casos que se lhe apresentarem. O ID_CURSO enfatiza a atuação ambulatorial e hospitalar, tendo como apoio a Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIGRAN, uma das melhores do Centro-Oeste. Com essa formação, o profissional terá uma instrumentação que lhe possibilitará definir o plano de intervenção fisioterapêutica com maior autonomia e obter a máxima resolutividade de caso. “O diagnóstico cinesiológico funcional propicia ao fisioterapeuta uma maior autonomia, de forma que podemos ser profissionais de primeiro contato; isso quer dizer que o paciente pode vir nos procurar diretamente, sem antes ir a outro profissional”, observa a fisioterapeuta Alini Ploszaj, associada ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região. “O diagnóstico cinesiológico funcional é o único meio para a prescrição e administração de uma abordagem fisioterapêutica eficaz”, analisa o fisioterapeuta Oséas Florêncio de Moura Filho, ex-coordenador dos Serviços de Fisioterapia e Ventilação Respiratória da UTI do Hospital Getúlio Vergas, em Teresina, PI, e conferencista muito solicitado no país. “Para o fisioterapeuta, a doença é encarada em uma perspectiva diferente da de outros profissionais. Por exemplo, dores nas costas ou lombalgias, na maioria dos casos são de natureza mecânica e funcional e, portanto, objeto de intervenção do fisioterapeuta, com a aplicação de várias metodologias, como reeducação da postura e alongamento dos músculos que ladeiam a coluna vertebral. Essa abordagem diagnóstica difere da médica porque o fisioterapeuta precisa identificar a tipicidade clínica da disfunção apresentada pelo paciente, partindo daí sua proposta de intervenção sem o uso de medicamentos, mas sim com a aplicação de técnicas de manipulação vertebral ou exercícios corretivos, procedimentos que requerem um profundo estudo biomecânico", diz ele. O ID_CURSO de pós-graduação da UNIGRAN terá as disciplinas Metodologia da pesquisa; Anatomia palpatória da coluna vertebral; Biomecânica da coluna vertebral; Fisiopatologias da coluna vertebral; Diagnóstico cinesiológico-funcional da coluna vertebral; Imaginologia; Técnicas cirúrgicas da coluna vertebral e Técnicas fisioterapêuticas especiais, além de orientação para as monografias finais. A duração é dez meses, com aulas aos sábados. Os profissionais interessados já podem fazer sua pré-inscrição neste site (www.unigran.br/pos_grad/posgradua.html). Serão concedidos 10% de desconto nas mensalidades aos profissionais formados pela Instituição. Maiores informações pelo telefone 411-4114.