Mestrado em Direito estabelece um novo padrão acadêmico e profissional no Estado.

(esq-dir) Os profs. Helder Baruffi, Roberto Aguiar, José Geraldo, Rosa De Déa e Suzana Schierholt protagonizam momento histórico do Direito em MS.
As duas Bancas de Mestrado realizadas na UNIGRAN pela Universidade de Brasília, UnB, sexta-feira e sábado, balizam o aperfeiçoamento que a advocacia e os ID_CURSOs de Direito da região estão conhecendo desde que a UNIGRAN iniciou o ID_CURSO de Mestrado Interinstitucional em Direito, em parceria com a UnB, em meados de 1999. Desse ID_CURSO poderão sair trinta mestres formados dentro do mais elevado padrão de qualidade de ensino existente hoje no Brasil nas áreas jurídicas. Seis já foram aprovados e faltam ainda 24 defesas de dissertações, mas independentemente disso, a reitora da UNIGRAN, professora Rosa Maria D’Amato De Déa, considera o ID_CURSO uma realização histórica que beneficia todo o Estado pelo enriquecimento intelectual e profissional daqueles que militam na área, seja como advogado, juiz, delegado de polícia, promotor ou defensor público, seja em salas de aula. “Eu acho que é uma realização que muda o mundo jurídico em Mato Grosso do Sul, porque esse ID_CURSO proporcionou o aperfeiçoamento não só do corpo docente da UNIGRAN, mas também da UEMS e da Universidade Federal (...) hoje, eles (os mestrandos) estão muito mais aptos e mais preparados para ajudar o cidadão na questão da justiça, na questão humanitária. A conclusão desse Mestrado é um marco muito grande”, disse a professora Rosa De Déa ao final das Bancas que outorgaram o título de Mestre ao delegado da Polícia Federal Adelar Anderle e ao promotor de justiça Helton Fonseca Bernardes, ambos do quadro de docentes da UNIGRAN, que foram examinados pelos doutores que compuseram as Bancas: professores Helder Baruffi (UFMS), e Roberto Aguiar, Alexandre Costa e José Geraldo de Sousa Junior (UnB). O professor-diretor da Faculdade de Direito da UnB, doutor José Geraldo de Sousa Junior, um dos maiores juristas do país na atualidade, avalia essa experiência interinstitucional como “extremamente exitosa”. “Demoramos dois anos em planejamento, para procurar um modelo exemplar e que não fosse objeto de qualquer ressalva das principais agências de fomento”, disse ele, referindo-se à regularidade das aulas e ao alto índice de alunos que estão concluindo o ID_CURSO. “O ID_CURSO desenvolveu-se de maneira auspiciosa, logisticamente perfeito; instalamos o ID_CURSO aqui em Dourados, não tivemos uma falta de aula, não tivemos uma ausência de professores e nós trouxemos para cá o nosso projeto tal como ele é realizado em Brasília, beneficiando não apenas a UNIGRAN, mas toda a região. Hoje temos 29 dissertações depositadas. São trabalhos que traduzem a realidade regional, bem definidos, consistentes e com temas de valor acadêmico e relevância social”, declarou o professor. O ID_CURSO de Mestrado realizado na UNIGRAN, segundo disse o doutor José Geraldo, estabeleceu um novo modelo de relacionamento entre universidade pública e universidade privada no Brasil. “Não sei se nós na UnB vamos poder realizar outra experiência dessa porque ficamos numa medida muito elevada, e agora escolher novos parceiros significa não recuar dessa posição que se tornou paradigmática. Esse convênio permitiu a UnB, como uma instituição pública da região Centro-Oeste, a firmar o seu compromisso com o Centro-Oeste, e ao mesmo tempo tentar empreender um padrão novo para as universidades públicas, que é o de contribuir para elevação da qualidade do ensino, no caso do Direito, formular parâmetros de qualidade e cumprir a exigência nova que se coloca para as Instituições públicas de capacitar os quadros docentes de pesquisadores, que num sistema constitucional admite a participação privada e estatal no Sistema de Educação, e esse sistema tem que criar condições para que os dois setores dialoguem e contribuam efetivamente para a elevação do nível geral da Educação em nosso país”, argumenta o professor.