Trabalho de Engenharia Civil da UNIGRAN é publicado em revista nacional com Qualis B2

Além da relevância do tema, trabalho também se destacou por possuir poucas pesquisas publicadas sobre o assunto

A pesquisa ‘Estudo da pressão efetiva em coberturas com platibanda conforme a NBR 6123 – forças devidas ao vento em edificações’ do engenheiro civil Gean Henrique Sabino Freitas, egresso da UNIGRAN, foi publicada no oitavo volume da Revista Brazilian Jounal of Development. Também participaram do trabalho o técnico da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Flávio Santana Michels e os professores da UNIGRAN, Luiz Henrique Moreira de Carvalho, Nelison Ferreira Correa e Wilson Espindola Passos.

Atualmente, Freitas é aluno no Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFGD e a pesquisa publicada recentemente foi um trabalho de iniciação científica que fez durante a graduação.

O engenheiro explicou sobre a escolha do tema e sua importância para a área. “Devido ao panorama da arquitetura atual, é recorrente a inserção de platibandas nas coberturas das edificações atuais. Contudo, por esta ser uma tendência relativamente recente, a NBR 6123 - Forças devidas ao vento em edificações, publicada em 1988, não trata da influência desses elementos construtivos na pressão efetiva desenvolvida sobre a cobertura.  Por isso, surgiu a ideia do trabalho, que teve como objetivo contribuir com o cálculo das cargas do vento sobre as edificações”, disse.

Toda a análise da pesquisa foi realizada na cobertura com platibanda de uma residência localizada no bairro Santa Fé em Dourados.

Primeiro, foi definida uma equação para cada inclinação de telhado (5°, 15°e 20°) que possibilitou uma análise comparativa da influência da variação da altura da platibanda na pressão efetiva sobre o telhado para diferentes inclinações. Diante disso, os autores constataram que conforme a altura da platibanda é aumentada, as pressões efetivas sobre o telhado diminuem. Contudo, a equipe alertou também que é preciso atentar-se a elevação dos custos em coberturas mais inclinadas, o que afeta financeiramente a execução da obra, pois exige estruturas mais robustas, além de inviabilizar arquitetonicamente a utilização de platibandas.

Segundo o professor Wilson Espindola Passos, o artigo compõe uma série de trabalhos desenvolvidos pelo curso de Engenharia Civil da UNIGRAN. “Em dezembro do ano passado, tivemos outro trabalho publicado na Revista do Instituto Brasileiro de Engenharia e agora temos mais um que já está pronto para ser submetido. Esse ano daremos continuidade aos projetos de iniciação científica com os novos alunos para dar sequência aos trabalhos, considerando que os alunos anteriores já concluíram o curso”, falou.

Todos os projetos são resultados do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do curso de Engenharia Civil da UNIGRAN, que é coordenado pelos professores Luiz Henrique, Nelison Correa e Rubens Di Dio e formado por diversos alunos com interesse no campo científico e tecnológico da área.

A revista é on-line e o trabalho está disponível no link: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/14465

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran