Cursos de Agronomia e de Produção Agrícola encerram semestre com exposição de trabalhos

Acadêmicos dos cursos de ciências agrárias durante atividade de fechamento do semestre

A exposição de Rizotrons, Aspersores, além de trabalhos sobre técnicas de adubação, irrigação e drenagem de solo foi no bloco de Ciências Agrárias, no Cantão do Bosque. Mais de 450 acadêmicos dos cursos de Agronomia e Produção Agrícola da UNIGRAN participaram da atividade interdisciplinar.

Os alunos do 5º e 7º semestres de Agronomia e do 3º e 5º semestres de Produção Agrícola se dividiram cinco para adubação.

Os estudantes foram avaliados pelos professores e, na ocasião, foi ponderada e avaliada a produção dos aspectos teóricos, aplicados em sala de aula e reproduzidos na prática. De acordo com o professor Mateus Secretti, coordenador de Agronomia, essa atividade além de interdisciplinar, é também uma união de conhecimentos entre os cursos das Ciências Agrárias.

“Nossa intenção não é apenas de provar que o conhecimento adquirido em sala de aula pode e deve ser colocando em prática, mas que ele é fundamental para o desenvolvimento do profissional da área de agrárias, além disso, a interatividade entre os alunos e a troca de experiências também é de grande importância nesta situação”, afirma Secretti.

A atividade que findou o primeiro semestre dos cursos teve exposição de ‘Rizotrons’ que é um equipamento em formato de aquário e que possibilita que o aluno observe o crescimento das plantas em diferentes tipos de solo, sem destruir a estrutura delas. Com isso, os acadêmicos puderam analisar a fertilidade do solo. Fora isso, os alunos também apresentaram estudos com aspersores, que são acessórios parecidos com uma válvula de água que serve para irrigar o solo.

O saguão do bloco de agrárias ficou repleto de experimentos, ocasião onde os alunos trocaram conhecimento e informações que complementaram o aprendizado em sala de aula. Para a coordenadora do curso de Produção Agrícola, Cácia Leila Tigre Pereira Viana, essa foi a intenção. Deixar que essa interatividade promova ainda mais a vontade do saber.

“O mercado agrícola está em franca expansão e todos os dias nós somos surpreendidos, assim como em outros setores, com o avanço tecnológico em nossa área e promover esse estudo, essa interatividade faz com que o aluno busque sempre mais e mais conhecimento e isso é muito importante para a carreira futura do nosso acadêmico”, finaliza a professora Cácia.