Formandos de Gastronomia da UNIGRAN inovam e criam gastrobar para o TCC

Em um ambiente descontraído, com música ao vivo e um menu diversificado de pratos e drinks, turma de Gastronomia do noturno apresentaram TCC

Formandos da 2ª turma de Gastronomia da UNIGRAN receberam professores, familiares e convidados para a avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, em uma tarde pra lá de inovadora. Com 22 acadêmicos, a turma transformou o Restaurante Escola no ‘Leandro Alves Gastrobar’ e garantiu muita criatividade e descontração durante a apresentação.

A vivência de bares no Brasil se limita bastante ao modelo de boteco carioca e boêmio, sempre com muita cerveja e com o serviço de alimentação muito restringido a porções e petiscos, e em contraponto, a ideia dos Gastrobares vem do exterior e se aplica a bares que oferecem comida de restaurante a preços não muito caros e com ambiente descontraído, como todo bar deve ter.

Esse conceito de bar, que vem fazendo cada vez mais sucesso em Nova York e Londres, chegou ao Brasil pra ficar. A ideia é simples: poder comer no seu bar preferido pratos elaborados, ou até mesmo petiscos tradicionais, mas preparados com ingredientes selecionados, tudo isso para poder compartilhar sem frescura, num clima de bar.

Além dos pratos, os gastrobares se destacam por suas extensas cartas de cervejas e vinhos e um ambiente de bar, que todo brasileiro gosta.

A proposta veio da acadêmica Camila Bruno, que conheceu um espaço de cozinha colaborativa em uma de suas viagens e achou a ideia do gastrobar uma grande sacada pelo diferencial e pelo desafio em servir uma sequência de pratos mais elaborados sem fugir do conceito de um bar. Após a proposta ter a adesão pela maioria da turma, o tema foi escolhido para o trabalho final.

Maria Carolina Simões, umas das formandas, disse que o objetivo foi inovar e desafiar todos.  “O intuito foi fazer algo que ainda não tinha sido feito e principalmente sair da nossa zona de conforto, com um projeto que também fosse um desafio. Outro ponto importante foi criar, com esse formato do evento, um ambiente que procuramos nas noites douradenses, onde podemos sentar e provar uma boa comida e drinks mais elaborados, sem deixar que a essência de um bar”, afirma.

Ainda segundo ela, a experiência contribuiu significativamente com cada um e trouxe a superação das dificuldades. “Foi um grande desafio, mas também muito prazeroso. O gastrobar fez com que a turma toda se conectasse e entrasse em sintonia para que o evento acontecesse, mesmo com todas as diferenças e dificuldades conseguimos nos dedicar ao máximo e entregar o nosso melhor. No fim os drinks e pratos foram um sucesso e os nossos convidados ficaram muito satisfeitos e encantados com a proposta, mostrando que concluímos nosso trabalho com sucesso”.

Marlon Libório, coordenador do curso de Gastronomia, menciona que os formandos têm liberdade para criarem qualquer evento para o TCC. “Embora todos tiveram essa abertura, esse foi o primeiro evento  realizado. Com a criação do gastrobar, a turma vivenciou o quanto trabalhar em equipe é importante, principalmente na gastronomia. Eles inovaram com essa proposta, mesmo com poucas referências na cidade, mesmo assim, o resultado foi conforme a turma planejou”, comemora.

O nome do gastrobar nasceu a partir de uma homenagem dos formandos ao ex-colega de turma Leandro Alves, que faleceu quando a turma cursava o 2º semestre.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran