Físico nuclear realiza palestra para radiologistas na UNIGRAN

Especialista falou sobre novas perspectivas de trabalho para os profissionais da área

Físico Samuel Queiroz Pelegrineli ministra palestra na UNIGRAN

O curso de Radiologia da UNIGRAN trouxe para Dourados o físico Samuel Queiroz Pelegrineli, mestre em engenharia nuclear, para falar sobre as várias possibilidades de trabalho que os profissionais da área possuem, além daquelas relacionadas ao setor da saúde. A palestra foi aberta aos acadêmicos da Instituição e a todos os radiologistas da cidade e região.

É comum relacionarmos o técnico em radiologia apenas com aquele que vemos nos hospitais quando vamos tirar uma radiografia, contudo, a área médica é apenas um dos segmentos no qual esse profissional pode atuar. De acordo com Pelegrineli, membro da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), o setor segue em plena expansão no país, principalmente na área industrial, em que a demanda por equipamentos de precisão, tais como balanças, exige um técnico devidamente habilitado e preparado para lidar com o aparelho emissor de radiação ionizante.

O palestrante também ressaltou as empresas no ramo de segurança nuclear, como as que realizam os teste de ‘raio x’ em aeroportos e portos, por exemplo. “O técnico em radiologia possui conhecimento para atuar em muitos segmentos, as oportunidades de trabalho nesse ramo estão crescendo muito no Brasil, especialmente na área de segurança, à medida que a fiscalização se torna mais rigorosa. Então, além das atribuições na área da saúde, este profissional pode trabalhar com transporte de material radioativo; irradiação industrial; perfilagem de poços de petróleo; medidores; entre outros”, explicou.

O coordenador do curso de Radiologia da UNIGRAN, Fábio Rodrigues de Souza, diz que o objetivo da Instituição ao trazer um profissional deste gabarito, é justamente mostrar a abrangência profissional dos técnicos. “Precisamos mostrar aos alunos e também para aqueles que já são formados e já atuam na área, que podem vislumbrar um leque muito maior de opções. O setor da indústria está com uma demanda enorme por este tipo de mão de obra. Então aquele que se interessa pelo ramo, mas não quer necessariamente atuar na saúde, pode escolher uma das muitas outras que existem”, complementou.

Com duração de seis semestres, o curso de radiologia tem aulas no período noturno. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail radiologia@unigran.br ou também pelo telefone (67) 99222-5948 (WhatsApp).

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC